Logo O POVO+
Prisão do Planet Hemp 20 anos atrás é tema de documentário
Vida & Arte

Prisão do Planet Hemp 20 anos atrás é tema de documentário

Em 1997, seis integrantes da banca carioca Planet Hemp foram presos acusados de fazer apologia ao uso da maconha. Episódio inflamou debates sobre consumo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

No início dos anos 1990, um grupo de rap rock carioca começou a chamar atenção de público, produtores musicais, representantes do poder público e justiça brasileira. Em um contexto de múltiplas repressões, o Planet Hemp surgiu para, como os integrantes costumam dizer, “fazer barulho”. Com letras afiadas e um discurso que desafiava a reflexão sobre a legalização da maconha, seis integrantes da banda foram presos em 1997. A história foi contada em um documentário de cinco minutos, disponibilizado no Youtube.


Marcelo D2, Gustavo Black Alien, Formigão, Bacalhau, Zé Gonzales e Jacksom foram presos após um show em Brasília. À época, o delegado titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, Eric Castro, disse que a Polícia Civil do Distrito Federal estava em processo de estudo das letras da banda há um ano. Os músicos ficaram detidos por cinco dias.

[QUOTE1]

Ao fim desse prazo, o álbum mais recente da banda - Os cães ladram e a caravana não para - atingiu o número de 300 mil cópias vendidas. Uma marca histórica ao considerar os modelos de reprodução técnica e artística da época. “O tiro saiu pela culatra”, diz Marcelo D2 em narração do documentário, que tem direção e roteiro assinados por Matias Maxx. O curta-metragem traça um linha do tempo com recortes de shows, reportagens de televisão e gravações de eventos diversos, mostrando que caminho da descriminalização é longo.


A prisão chegou aos bancos do Supremo Tribunal Federal. Em decisão que deixou o País boquiaberto, a instituição decidiu que não apenas as letras do Planet Hemp são constitucionais, mas a marcha da maconha - evento que ganhou força no Brasil a partir dos anos 2000 - também é totalmente constitucional. “Qual era o nome? Planet, Planet Hemp. (risos) Exatamente. E eles foram expostos a medidas repressivas e interferência brutal no processo de produção intelectual e artístico”, declarou o ministro Celso de Mello, presidente do Supremo de 1997 até 1999, em pronunciamento exibido no documentário.


Em apenas cinco minutos, o filme percorre duas décadas de discurso da banda Planet Hemp sobre as possíveis utilizações da maconha, focando no potencial medicinal. O curta-metragem é bem construído, estabelecendo ligações entre falas dispersas em bastidores de shows e decisões judiciais anunciadas na televisão. Ao fim, o Planet Hemp faz questão de frisar: “Nossa vitória não será por acidente”. 

 

Serviço

 

Documentário Planet Hemp - A Vitória Não Virá

por Acidente:https://www.youtube.com/watch?v=sXpqViDEYs8

O que você achou desse conteúdo?