Logo O POVO+
Pingo de Fortaleza lança disco instrumental no CCBNB
Vida & Arte

Pingo de Fortaleza lança disco instrumental no CCBNB

O músico cearense lança Acordado, seu quarto CD instrumental, em show gratuito hoje no CCBNB-Fortaleza com a participação de três parceiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O ano de 2017 tem sido, particularmente, sinônimo de muito trabalho para o cantor e compositor Pingo de Fortaleza. Com mais de 25 discos lançados, seu trabalho desdobra-se também na execução de diversos projetos paralelos - inclusive ligados ao Carnaval de Rua da Cidade. “Eu sempre produzo muito. Gosto muito dessa coisa da produção e, principalmente, fazer os registros em discos, livros, etc”, resume ele, que encerra este ciclo com mais um CD, o quarto que segue pela linha do instrumental.


Acordado, como o próprio título leva a sugerir, coloca em destaque um rico e variado naipe de cordas que passeiam e, sobretudo, dialogam ao longo de 11 faixas autorais, em sua maioria inéditas.

“Decidi fazer um disco só de cordas e decidi também tocar vários instrumentos. Alguns, inclusive, que eu nem toco corriqueiramente, como é o caso da guitarra, da viola de 12, a própria sítar indiana, o ukulelê... Minha especialidade é o violão de nylon, mas resolvi fazer e compor para instrumentos de cordas diversos”, adianta Pingo.

[QUOTE1]

Com show de lançamento marcado para hoje, 6, às 19h30min, no CCBNB-Fortaleza, Pingo irá contar com a presença de alguns músicos parceiros que também estão na feitura de Acordado: Mimi Rocha, Carlinhos Patriolino, Tony Maranhão e Ocelo Mendonça. “São pessoas com as quais eu já venho trabalhando sistematicamente. O Ocelo não vai vir porque mora em Brasília mas, desde o meu primeiro disco de 1986, ele tocou cello no lançamento aqui em Fortaleza; o Tony fez o Zoeira comigo, fez os Solos Femininos; o Mimi fez o Prata, é o meu diretor musical no Relicário de Canções...”, explica.


A faixa Caminho de Luz dá as boas-vindas ao CD, que teve seu projeto realizado por meio da Lei Rouanet. “Nela, eu toquei todos os instrumentos (violões de nylon e aço, viola de 12 cordas, ukulelê, guitarra e sítar indiana). Em todas as outras, eu fiz uma linha de violão ou de guitarra e os outros músicos tocaram em cima, complementaram o arranjo inicial de base que eu tinha feito, inclusive com ideias musicais também. Na realidade, eles acrescentaram muito a esse trabalho com as suas versatilidades, com as suas capacidades, e construíram ali comigo a textura final das canções”.


A mistura de timbres é notória. “É mais completo nesse aspecto, tem uma timbragem mais ampla... Você escuta ukulelê com cello, bandolim com viola de 12, violão de nylon com violão de aço, guitarra com tambura (que também é um instrumento indiano) e guitarra portuguesa”, afirma Pingo. Mas como todo bom workaholic, ele já está com outro projeto engatilhado. “Estou lançando agora em janeiro, por exemplo, um disco com o (Descartes) Gadelha, que já é o contrário: as músicas foram feitas esporadicamente, todo ano uma para o Maracatu Solar, e serão somente loas e canções – são 11 loas e quatro canções – que foram feitas no decorrer da nossa amizade, dessa relação de mais 10 anos no maracatu”. 

 
Serviço

 

Show de lançamento do CD Pingo de Fortaleza Instrumental - Acordado


Quando: hoje, 6, às 19h30min


Onde: Centro Cultural Banco


do Nordeste-Fortaleza (rua Conde d’Eu, 560 – Centro)

 

Preço do CD: R$ 20 – à venda no local ou na sede da Associação Cultural Solar (Av. da Universidade, 2330 – Benfica)


Entrada franca


Outras info: (85) 3226 1189

O que você achou desse conteúdo?