Logo O POVO+
Laboratórios artísticos do Porto Iracema apresentam suas criações
Vida & Arte

Laboratórios artísticos do Porto Iracema apresentam suas criações

Trabalhos desenvolvidos em 2017 por alunos de música, dança, teatro e outras linguagens são expostos dentro da Mostra de Artes do Porto Iracema
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os resultados das experimentações, vivências e análises feitas pelos alunos da Escola Porto Iracema das Artes estão sendo apresentados para o público de Fortaleza ao longo de dezembro. Hoje, 14, começa a rodada de eventos capitaneados pelo Laboratório de Música da instituição. Os laboratórios de Artes Visuais, de Dança, de Teatro e de Audiovisual também exibem os trabalhos desenvolvidos durante 2017.


Batizado como Mostra de Artes do Porto Iracema (Mopi), o ciclo de apresentações de diferentes linguagens começou no dia 5 de zembro, terça-feira, e segue até 22 de dezembro, sexta-feira. Segundo Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música, esse é um momento de celebração de um processo criativo intenso executado por alunos e docentes. “A partir de agora, eles começam uma nova perspectiva - a partir de uma imersão, com pessoas de excelência profissional que eles vivenciaram”, explica Mona, lembrando que os artistas-alunos passam o ano inteiro estudando e experimentando possibilidades estéticas com tutores para desenvolver seus produtos.

[QUOTE1]

André Mehmari - pianista e compositor carioca que é referência no meio musical - foi um dos envolvidos no processo de estudo do Laboratório de Música. Orientou a travessia da Orquestra Popular do Nordeste, grupo formado por estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que finalizou a gravação de um trabalho na última semana. “É um modelo de execução brilhante (no Porto Iracema) e acho até estranho que não existam escolas semelhantes em outros lugares. Essa oportunidade de trabalhar seguidas vezes em um mesmo produto cria um hábito, é diferente, algo que não se cria em uma única visita”, explica André, que esteve no Ceará quatro vezes, ao longo de 2017, para orientar e estudar com os integrantes da orquestra.


Dentro da programação da Mopi serão realizadas ainda palestras e debates com importantes figuras das linguagens artísticas. Amanhã, 15, às 19 horas, o cineasta João Moreira Salles participa de programação que incluir exibição e debate sobre o filme No Intenso Agora. No fim de dezembro haverá um oficina com Ésio Magalhães, integrante do Barracão Teatro. 

 

DESTAQUES


Mopi de Música com o projeto “Sila Crvs A.O.A”


Quando: hoje, às 19 h


Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495)


Mopi de Música com o projeto “Ode ao Mar Atlântico”


Quando: 15, sexta, às 20 h


Onde: Pátio e no Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema


Mopi de Música com o projeto “Orquestra Popular do Nordeste”


Quando: 16, sábado, às 19 h


Onde: Dragão do Mar


Exibição de No Intenso Agora e conversa com o diretor João Moreira Salles


Quando: 15, sexta, às 19h


Onde: Cinema do Dragão


Quanto: R$ 14 (inteira)


Serviço

 

Mostra de Artes do Porto Iracema (Mopi)


Quando: até sexta-feira, 22


Onde: vários lugares


Informações e programação: portoiracemadasartes.org.br
O que você achou desse conteúdo?