Logo O POVO+
Homens e mulheres à frente do seu tempo
Vida & Arte

Homens e mulheres à frente do seu tempo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Surgida dentro do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), no ano de 1944, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap) teve na figura do carioca Mário Baratta (1915-1983), de acordo com Carlos Macêdo, o seu grande articulador. “Naquela época, havia uma dificuldade muito grande dos artistas terem conhecimento. Então ele viajava e trazia livros, revistas, etc”, afirmou.


A sociedade, que era formada por cerca de 40 artistas, não possuía sede própria mas permaneceu em atividade até o ano de 1958. “Eles alugavam salas no Centro da Cidade e faziam suas reuniões lá. Chegavam até a utilizar modelos nus, imagine só! Se hoje já causaria uma certa polêmica, imagine naquela época, não é? Outra coisa importante também foi o seu estreitamento com a literatura. A Scap era isso: formada por homens e mulheres à frente do seu tempo”, destaca Carlos Macedo.


O caráter formativo também fazia parte da rotina da Scap, que fez surgir diversos nomes que, posteriormente, tornaram-se reconhecidos mundialmente. Um desses é o do pintor, gravador e desenhista Antônio Bandeira (1922-1967). “É meio complicado falar mas, para mim, Sérvulo e Bandeira são artistas seminais na produção a partir daquela época.

Sérvulo é uma expressão nossa que transborda Estado e País.

Bandeira, por sua vez, era o preferido na Europa”.

O que você achou desse conteúdo?