Logo O POVO+
Exposição de um dia reflete sobre o tempo e o papel da imprensa
Vida & Arte

Exposição de um dia reflete sobre o tempo e o papel da imprensa

Grupo de estudos produz obras que refletem sobre a passagem do tempo e o papel da imprensa
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

É com uma trajetória de grandes exposições que a Multiarte, uma das galerias de arte mais antiga da Capital, comemora 30 anos este mês. Nos últimos anos, além das exibições, o espaço tem recebido grupos de estudos dedicados à reflexão e ao pensamento artístico.

Desses encontros surgiu o projeto experimental ma.té.ri.a, iniciativa que tem como mestre e curador o artista visual Solon Ribeiro.

Durante os últimos sete meses, Solon reuniu um coletivo de artistas para a realização de pesquisas que resultaram em um projeto de livro cujo fio condutor é a imprensa e as matérias de jornal.


Solon comenta que os objetos que integram ma.té.ri.a foram concebidos como livros, embora admita que tais itens podem ficar “desconfortáveis” numa biblioteca ou, ainda, que possam ter seu estatuto “questionado”. O curador explica que, em um primeiro contato, os livros “não se reconhecem” como tal, visto que não permitem a leitura por meio do código escrito ou não foram elaborados em papel ou para serem folheados. “É precisamente neste estranhamento que se encontra a sua grande potência”, explica.


O artista plástico Marco Ribeiro, que aborda em sua obra a passagem do tempo, comprou edições do O POVO durante 30 dias corridos e fez a leitura do periódico de “ponta a ponta” a fim de encontrar palavras e frases que fizessem referências cronológicas e meteorológicas à sua abordagem. A escolha se justifica pelo intuito de produzir algo “surreal”. Segundo o artista, o tempo em sua obra “não é o tempo real” porque não é possível medir com clareza o que seria passado, presente e futuro atualmente. “É como se estivéssemos vivendo em paralelo com a realidade”, detalha.


Cada artista seguiu por um caminho, escolhendo o jornal, se seria impresso ou digital, nacional ou internacional, e qual seria a sua temática. O grupo de estudos é formado por nomes de diversas linguagens e estilos: Cadeh Juaçaba, Cecília Bichucher, Cristina Vasconcelos, Marco Ribeiro, Sérgio Gurgel, Sérgio Helle e Wilson Neto.


A exposição ma.té.ri.a traz dois diferenciais. O primeiro, como aponta o gestor da galeria, Victor Perlingeiro, é a escolha dos livros de artistas. Apesar de “não serem novidade” na história da arte, os livros reúnem em seu escopo uma multiplicidade de estilos, “artistas tanto jovens quanto com certa trajetória na Cidade”, que ainda não haviam experimentado o formato dessa maneira. O segundo ponto, segundo Victor, é a “finitude breve” da exibição, com duração de apenas um dia. A escolha por tal limitação de tempo faz referência à durabilidade do jornal impresso, que traz notícia com “validade de um dia”. 

 

Serviço

 

Exposição ma.té.ri.a


Quando: hoje, às 20 horas.


Onde: Galeria Multiarte (rua Barbosa de Freitas, 1727 - Aldeota)


Gratuito.


Telefone: 3261-7724

O que você achou desse conteúdo?