Logo O POVO+
Exposição 'A nova Cara do Sertão' abre nesta quinta-feira
Vida & Arte

Exposição 'A nova Cara do Sertão' abre nesta quinta-feira

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Tudo começou há dez anos. Um grupo de jovens que teve acesso ao ensino superior resolveu retornar para suas cidades de origem e fazer a diferença na economia regional. Assim nasceu a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). A organização sem fins lucrativos, com sede em Pentecoste (distante 80 quilômetros de Fortaleza), trabalha para que agricultores, criadores rurais e pequenos comerciantes possam desenvolver suas potencialidades e talentos.


Hoje, 7, será aberta a exposição A nova Cara do Sertão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Composta por 32 imagens, a mostra faz um passeio pela primeira década de história da Adel. Os registros foram feitos por Drawlio Joca, Tamires Kopp, Eduardo Queiroz, Renato Stockler e Lia de Paula. As fotografias são registros da prosperidade das comunidades rurais por meio das iniciativas da Adel.


A curadoria da exposição foi feita por Silas de Paula, fotógrafo e pesquisador. Ele explica que ficou fascinado com a proposição dos jovens empreendedores que, diferente da tendência do êxodo rural, resolveram retornar para seus locais de origem após morar na capital para cursar a universidade.


“Eu também sou do Interior. Se eu tivesse encontrado modos de ficar lá, não teria saído. A possibilidade de não sair do seu local, ter a opção, é isso que me fascina”, explica Silas, que foi responsável por montar o conjunto de 32 imagens que fazem parte da exposição.


Formada por filhos de agricultores, a Adel se tornou uma referência nacional em termos de desenvolvimento. Ao longo da última década, mais de mil jovens e aproximadamente 200 projetos rurais foram apoiados pela agência. Hoje, além do Ceará, a instituição apoia iniciativas do Rio Grande do Norte.


A mostra segue até 7 de janeiro e a entrada é gratuita.

 

Serviço

 

Exposição “A Nova Cara ao Sertão”

 

Quando: abertura hoje, 7, às 19 horas


Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), na Multigaleria (próximo ao cinema)


Visitação: de 8 de dezembro a 7 de janeiro. De terça-feira a domingo, das 14 h às 21 horas


Informações: (85) 3352 1222 / 99217 2864 / 9789 3335

Site: www.adel.org.br


Entrada gratuita.

O que você achou desse conteúdo?