Logo O POVO+
Encontros de Agosto reúnem exposições de fotografias
Vida & Arte

Encontros de Agosto reúnem exposições de fotografias

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Proporcionar diálogos entre a arte fotográfica cearense e a internacional é a intenção do Encontros de Agosto, que está em sua sétima edição. As temáticas serão apresentadas em forma de exposições de fotos, workshops e palestras. Neste ano, o encontro é com o Centro de Fotografia de Montevidéu e o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. As obras de artistas cearenses dividirão o foco do evento com o trabalho de uruguaios e brasileiros de outros estados. De 14 a 16 de dezembro, conversas sobre cultura, processo criativo e intercâmbio de ideias farão parte da programação.


Um dos curadores da coletiva Fronteiras - Olhar a Diante, Silas de Paula, afirma que pensar fotografia é tão importante quanto fazê-la.

“Essa troca de olhares com outros artistas nos coloca em um novo patamar. Isso nos ajuda a reafirmar e a questionar a nossa fotografia”. Silas fez parte da seleção da mostra, que escolheu 20 artistas cearenses. Para ele, a geração atual de fotógrafos precisa ser revelada. A coletiva ficará aberta para visitação até 28 de janeiro.


Seguindo o objetivo de fazer um levantamento da fotografia do Estado, a exposição Poéticas e Resistência reúne trabalhos de mulheres que se destacaram falando sobre assuntos diversos. A curadora Ângela Ferreira, artista portuguesa, ressalta o caráter múltiplo das obras expostas. “Além de questões de identidade, os trabalhos trazem debates como filosofia e política”, conta.


O 7º Encontros de Agosto também premiará dois fotógrafos participantes da mostra. Será realizada uma leitura de portfólios para que o trabalho do artista seja avaliado de forma mais completa. O primeiro colocado ganhará R$ 5000 e o segundo R$ 2500. (Alexia Vieira)

 

Serviço

 

Encontros de Agosto 2017


Quando: de 14 a 16 de dezembro


Onde: vários pontos de Fortaleza


Gratuito


Programação completa: www.encontrosdeagosto.com

O que você achou desse conteúdo?