Logo O POVO+
As fabulosas aventuras e histórias dos coelhos
Vida & Arte

As fabulosas aventuras e histórias dos coelhos

Livro clássico de Richard Adams é relançado no Brasil após décadas longe das prateleiras. Netflix e BBC One preparam adaptação da narrativa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Richard Adams contava histórias de coelhos para as filhas durante viagens. Permeados por obscuridade, ensinamentos, aventuras e misticismos, os contos foram reunidos em uma narrativa única: Em busca de Watership Down. Lançado pela primeira vez em 1972, o livro conta a história de um grupo de coelhos que precisa sair do seu local de origem após pressagiar a devastação iminente do viveiro. A jornada dos amigos em busca de uma nova casa pode, aos primeiros olhos, parecer uma história suave para as crianças, mas a realidade é que os animais ultrapassam fome, sangue e trevas de incontáveis formas.

 

Não é à toa que o livro tornou-se um clássico. Adams tem o tom certo para assustar o leitor sem afugentar. Ao longo da leitura, queremos saber quais os próximos passos dos coelhos - mesmo sabendo que uma morte ou uma catástrofes estão em vias de acontecer. Lembrando que os coelhos são animais sensíveis e estão posicionados em um ponto pouco vantajoso da cadeia alimentar. Presas fáceis e desacostumados com a vida fora do viveiro, eles precisam enfrentar o medo do desconhecido. Quinto, Ávila e Dente-de-leão são personagens que se destacam pelas lições de liderança.


Merece destaque também a apurada pesquisa do autor sobre o universo dos personagens. Ele explica de forma clara como eles se organizam, quais as necessidades básicas e quais as peculiaridades da anatomia. Os coelhos - apesar do entendimento e do diálogo -se comportam exatamente como coelhos. Tudo isso sem ser enfadonho. Apesar de Richard Adams (1920-2016) repetir em vários momentos que o livro é despretensioso e que ele não planejava escrever um “texto clássico”, não se pode negar a importância de Em busca de Watership Down. A narrativa é fluída, instigante, bem construída e mostra uma nova forma de tratar temas como autoridade, espírito de equipe e companheirismo.


Em busca de Watership Down é um livro necessário para diversos momentos da vida. A jornada feita pelo grupo de coelhos - mesmo com o início forçado pelas circunstâncias - é uma travessia que nós mesmos precisamos realizar em muitos momentos. Sair de um lugar para sobreviver e, no meio do caminho, precisar testar a lealdade dos amigos e conviver com criaturas obscuras. Com suas histórias simplórias sobre coelhos, Richard Adams fez uma narrativa que ainda vai encantar muitos leitores.

 

SAIBA MAIS

O livro estava fora das livrarias brasileiras há décadas. Mas, em 2017, ganhou uma nova versão - publicada pela Editora Planeta - com 464 páginas e capa dura. A plataforma de streaming Netflix deve lançar uma série animada de quatro partes contando a história dos coelhos. É a segunda vez que a narrativa de Adams é levada para o audiovisual. Em 1978 foi lançado um filme de animação baseado no livro. Obscuro, o longa-metragem ficou famoso por ser sangrento e perturbador.

 

Serviço

 

Em busca de Watership Down

Autor: Richard Adams


Preço médio: R$ 49,90

Editora Planeta

 

Watership Down

Série de quatro episódios produzida pela Netflix e pela BBC One

Ainda sem data de estreia

www.netflix.com

 

O que você achou desse conteúdo?