Logo O POVO+
Peça Velha Moça estreia no Teatro Sesc Iracema
Vida & Arte

Peça Velha Moça estreia no Teatro Sesc Iracema

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Montagem da Cia. Teatral Moreira Campos, a peça Velha Moça, que estreia hoje no Sesc Iracema, joga luz sobre a prostituição de mulheres com mais de 40 anos de idade. Com texto, direção e interpretação de Wellington Rodrigues, o solo discute a invisibilização do corpo feminino fora dos padrões de juventude e beleza especialmente no ambiente do mercado do sexo.


Para contar a história da personagem fictícia Jane, o artista fez pesquisa de campo em espaços de prostituição da Capital. “Visitei cabarés na Messejana e conversei com algumas delas, peguei depoimentos muito fortes de mulheres que mentem para os filhos sobre a própria profissão. Visitei muitos bares da periferia e percebi que são muitas mulheres nessa situação”, aponta Wellington.


Uma inspiração para a criação da dramaturgia foi a música brega popular brasileira. Compositores como Roberto Muller, Bartô Galeno, Evaldo Ribeiro e Carlos Alexandre são revisitados para compor a trilha do espetáculo. Segundo o ator, foram escolhidas músicas que provocam alegria e tristeza ao mesmo tempo e que são recorrentes nesses bares frequentados pelas “velhas moças”. “Enquanto as de 18 anos querem ouvir funk, elas pedem no bar esses bregas antigos”, conta.


Após oito anos vivendo a personagem Dolores no solo Embriagada... Eu quero desabafar, o artista inicia agora uma nova trajetória ainda focado na pesquisa do ambiente feminino em situações consideradas de marginalidade. “São mulheres que já não estão apenas ‘vendendo um produto’, que é o próprio corpo. Elas pensam outras formas de interagir com os clientes. Eu diria que são são mais divertidas, mais humanizadas do que as mais novas. Elas se preocupam com o que vão fazer”, avalia, apontando ter convivido também com prostitutas mais jovens na preparação para a peça.


Por meio da fala de Jane, ele pretende provocar novos olhares a essas mulheres. “A Jane diz que há um muro entre ela e a sociedade, que ela é, ao mesmo, tempo a doença e a cura dessa sociedade”, completa.

Renato Abê


SERVIÇO

 

Peça Velha Moça

Quando: hoje, 16, 17 e 24 de novembro, sempre às 20 horas

Onde: Teatro Sesc Iracema (rua Bóris, 90 - Praia de Iracema)

Quanto: R$ 20 (inteira)

O que você achou desse conteúdo?