Logo O POVO+
Livro sobre Bob Dylan é lançado nesta sexta-feira
Vida & Arte

Livro sobre Bob Dylan é lançado nesta sexta-feira

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O par formado por rock e filosofia é o assunto do novo livro do pesquisador Daniel Lins, professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bob Dylan, a liberdade que canta traz um conjunto de ensaios que estabelece uma ligação entre o músico e nomes renomados da filosofia, como Nietzsche e Foucault.


O autor imergiu na arte de Dylan por cinco anos, pesquisando vida, música e livros do cantor. Depois da conclusão do trabalho, Daniel afirma: “Bob Dylan é filósofo”. O lançamento da obra será na galeria Sem Título Arte, nesta sexta, 24, com discurso do autor e apresentação musical de André Henrique, doutorando em filosofia.


A atitude de Bob Dylan foi uma das características que iniciou o interesse de Daniel pela história. “As pessoas perguntavam ‘de onde veio esse menino fanhoso, desajeitado e mal vestido?’, enquanto isso Bob estava questionando, criando problemas”, afirma. A liberdade aparece logo no título e é discutida em toda a obra, pois Lins acredita que as “rebeldias dylanianas” ajudaram o músico a se reinventar e a transformar pensamentos. Para Daniel, isso é “ser livre”.


Com posfácio do filósofo francês Jean-Luc Nancy, o livro encerra tratando da relação filosófica e do cunho autorreflexivo do rock. O texto foi traduzido por Lilia Benevides e tinha antes sido publicado na revista Rue Descartes, em 2008. O encontro entre Nancy e Lins justifica e expande o conhecimento contido na obra, aprofundando a bibliografia de autores que os dois apresentam. Lins destaca ainda que o livro não é uma biografia de Bob Dylan, mas um olhar mais complexo para sua arte.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do livro Bob Dylan: a liberdade que canta

Quando: sexta-feira, 24, a partir das 19 horas

Onde: Sem Título Arte (Rua João Carvalho, 66 - Aldeota)

Evento gratuito

Livro à venda por R$40

Telefone: 98881 8261


 

O que você achou desse conteúdo?