Logo O POVO+
Jards Macalé planeja disco de inéditas para 2018
Vida & Arte

Jards Macalé planeja disco de inéditas para 2018

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Jards Macalé terá o seu A Mulher do Fim do Mundo. Parece exagero - até porque os artistas, Jards Macalé e Elza Soares, percorreram caminhos bastante distintos nas últimas décadas. Mas a brincadeira se sustenta na ideia de que, tal qual Elza, que lançou o embasbacante A Mulher do Fim do Mundo (2015) com o auxílio do Natura Musical, cabe ao carioca “maldito” o posto de veterano a ser auxiliado pelo edital.


Jards há tempos falava sobre lançar um novo disco. Em entrevista, há dois anos, o plano parecia mais distante. Em um papo com o colega Julio Maria, o morcegão da MPB já mostrava planos mais sólidos. Um disco de inéditas, com Kiko Dinucci e Romulo Fróes, dizia ele, chegaria em 2018. “Ainda estamos em fase de brainstorms”, explicou na ocasião. Kiko e Rômulo participaram também de A Mulher do Fim do Mundo. Portanto, a brincadeira do início do texto é, vá lá, minimamente válida.


Mas o que importa, mesmo, é que a Natura Musical revelou esta semana os selecionados do edital de 2018. Jards está na lista, ao lado de outros 20 artistas. E o recorte estético, realizado por uma rede de 18 curadores, é amplo, como costuma ser.


Ava Rocha, por exemplo, dará sequência ao seu estudo de experimentos com imagem e som em Trança, nome provisório do terceiro disco, produzido por Negro Leo e Eduardo Manso.


Já a Carne Doce terá, com o auxílio da Natura Musical, a chance de seguir com a linda - e árdua - caminhada pelo mercado independente. Também no terceiro disco, Salma Jô e Macloys Aquino já marcaram seus nomes com um dos grupos mais interessantes dessa profusa geração de músicos.


A lista também dá voz à guitarra. The Baggios, recentemente indicado ao Grammy Latino com o ótimo Brutown, e Molho Negro, que lançou o excelente Não É Nada Disso Que Você Pensou.


De um lugar sonoro com menos distorção e mais camadas lisérgicas, chegará o novo álbum da Catavento, banda que surgiu com uma pegada lo-fi e hoje vagueia por cores psicodélicas. A guitarra também estará sob o domínio da guitarrada, com o mestre Manoel Cordeiro, outro selecionado pelo edital deste ano


Drik Barbosa, rapper que integra o coletivo Rimas & Melodias, cujo disco de estreia saiu neste ano em um potente registro ao lado de cantoras e rappers que se uniram sob o lema “juntas, somos mais fortes”, terá seu disco solo auxiliado pela Natura Musical.


O Francisco, El Hombre garantiu presença da ótima Triste, Louca ou Má, do álbum de estreia, na novela O Outro Lado do Paraíso. Agora, darão início ao sucessor do disco Soltasbruxas.


Nome de destaque e apontada como a revelação do ano passado, a banda Liniker e os Caramelows começam a gravar o segundo álbum, na sequência de Remonta.


A lista de contemplados é extensa e inclui ainda Black na Laje, Bruno B.O., Iconili, JosyAra, Larissa Luz, Luedji, Musa Híbrida, Viola Perfumosa e Yangos.


O Natura Musical também manteve o auxílio a festivais e eventos dedicados à música independentes de todo o País, iniciativa criada em 2017. Entre os selecionados estão eventos como Bananada (GO), Coala (SP), Contato (SP), Coquetel Molotov (PE), DoSol (RN), Faro MPB (RJ) e Música de Rua (RS).

Ag. Estado

 

O que você achou desse conteúdo?