Logo O POVO+
Fernanda Takai estreia projeto Palco Brasil na Caixa Cultural
Vida & Arte

Fernanda Takai estreia projeto Palco Brasil na Caixa Cultural

Palco Brasil estreia na Caixa Cultural trazendo artistas para um bate-papo sobre vida e música
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O jeito mineiro de ser não impediu Fernanda Takai de se tornar uma das estrelas da música moderna. Transitando sem esforço entre o rock e a bossa nova, a cantora e compositora nascida em Amapá — conhecida como o rosto e a voz do Pato Fu — conta sua história hoje na estreia do Palco Brasil. Realizado ao longo de três fins de semana na Caixa Cultural, o projeto traz artistas brasileiros para contar histórias e lembrar canções que marcaram sua trajetória. Fernanda abre os trabalhos, de hoje, 24, a domingo, 26. Depois será a vez de Zélia Duncan (1 a 3 de dezembro) e Paulo Miklos (8 a 10 de dezembro). Por email, Fernanda Takai adiantou um pouco da conversa, com exclusividade, para O POVO.


O POVO – Você vem a Fortaleza num projeto que mistura canções com um bate-papo sobre sua vida. No entanto, você sempre foi muito discreta. É difícil manter esse limite entre as vidas pública e íntima quando todos estão com câmeras fotografando e filmando os artistas dentro e fora do palco?

Fernanda Takai – O meu perfil discreto naturalmente já afasta determinadas demandas da vida pública, então fica mais tranquilo seguir uma agenda mais confortável pra mim. Aprendi a dizer não educadamente, desde cedo.

O POVO – Esse ano sua carreira solo completa 10 anos e o Pato Fu, 25 anos. Que proporção esses trabalhos ocupam na sua vida, agenda e preocupações hoje?

Takai – É tudo misturado, pois mesmo em carreira solo, eu continuo sendo a interface principal do Pato Fu. John divide muito comigo essa parte, claro. Mas não deixo de cuidar pessoalmente da banda. Nossas agendas são abertas, os eventos são marcados e respeitados com antecedência.

O POVO – Além dos trabalhos de banda e solo, você tornou-se uma das intérpretes mais requisitadas do Brasil, sempre sendo chamada para projetos especiais. Desses convites, queria que você destacasse alguns que foram mais marcantes.

Takai – Ter sido a voz protagonista do espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas, do grupo Giramundo, além de ter criado algumas canções inéditas especialmente para ele, foi algo novo pra mim. Cantar com o Duran Duran em três cidades diferentes foi um sonho de fã realizado. Produzir um livro infantil digital com música - que ganhou recentemente o Prêmio Jabuti na coleção Kidsbook do Itaú e que agora sai em papel pela editora do Sesi-SP - é um outro aspecto da carreira que me dá muita satisfação e reconhecimento.

O POVO – O último lançamento do Pato Fu foi o segundo volume do Música de Brinquedo. Sete anos separam os dois discos e sua filha Nina, que canta no primeiro, já é uma pré-adolescente. De que forma essa passagem de tempo e experiência como pai e mãe mudou a concepção do disco?

Takai – O repertório do Música de Brinquedo 2 é mais ousado, eu diria. Há canções que tocam em temas mais controversos e a criança atual lida com eles com mais clareza que no passado. Nesses sete anos, a diferença maior é como a tecnologia se tornou mais presente na vida de todos. Mas vejo que a forma como nos sentimos e agimos como pais é bem parecida. Gosto muito da seleção de músicas que fizemos e do show que está prontinho pra viajar por todo o País.

O POVO – Sua carreira solo – e com o Pato Fu também – sempre foi marcada por misturas e influências muito variadas. Analisando o que você vem ouvindo, compondo e planejando, sua música está indo mais para um lado Padre Zezinho, Reginaldo Rossi ou The Police?

Takai – Mesmo que eu soubesse, não contaria... Faz parte de nossa forma de trabalho produzir e só depois divulgar. E mesmo que algumas pistas sejam dadas, elas nunca entregam o todo. É preciso ouvir e não ter pressa.

 

SERVIÇO

 

Palco Brasil – Fernanda Takai

Quando: hoje, 24, às 20 horas; amanhã, 25, às 17 horas e 20 horas; e domingo, 26, às 19 horas

Onde: Caixa Cultural (avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Quanto: R$ 20 (inteira)

Telefone: 3453 2770

 

O que você achou desse conteúdo?