Logo O POVO+
Estreia do Temporal - Encontro de dança contemporânea
Vida & Arte

Estreia do Temporal - Encontro de dança contemporânea

A composição em tempo real na dança é tema de evento que começa amanhã, 15, em Fortaleza, com programação gratuita para estudiosos, bailarinos e público em geral
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Estratégias inventivas e estudos sobre a composição em tempo real serão debatidos em Fortaleza, a partir de amanhã, 15, durante encontro artístico que será realizado em vários equipamentos culturais. Criado em Uberlândia, interior de Minas Gerais, o Temporal – Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real terá residências, jam sessions, mesas de debate, oficinas e experimentações urbanas em cinco dias de programação.


A composição em tempo real da linguagem dança é pouco explorada pelo público, mas tem utilização garantida entre companhias nacionais e estrangeiras. O ato criativo, explica a pesquisadora Liana Gesteira, é feito por meio de técnicas, treinamentos específicos e estratégias inventivas. Nas salas de ensaio, os artistas criam movimentos e pulsões a partir de conceitos. Essa elaborações, então, podem ser administradas e levadas ao palco em forma de coreografia ou podem, ainda, ser apresentadas de forma improvisada diante do público, formando um processo de criação imediata de movimentos organizados.

[SAIBAMAIS]

O improviso na presença, acrescenta Liana, não é um recurso necessariamente recente — são muitos os grupos de danças populares que treinam passos e formações, mas os apresentam em sequências criadas apenas no momento do espetáculo. “Os espectadores costumam não perceber essa criação imediata”.


O Temporal veio para Fortaleza com a mudança de sua criadora, a professora universitária Ana Carolina Mundim, atual docente na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela explica que os bailarinos que utilizam a composição em tempo real passam por treinamentos intensos sobre dispositivos de criação. Os movimentos executados em uma apresentação desse estilo, explica, não podem ser considerados aleatórios, mas, sim, focados nas relações entre corpo, conceito e dança. É a sexta edição do evento e as atividades são gratuitas.

[FOTO2]

“O que a gente quer com essa dança vai determinar os laços que vamos construir”, aponta Liana, que vai ministrar oficinas dentro da programação. Ela explica ainda que diferentes elementos cênicos —como iluminação e música— podem ser utilizados pelos artistas para sintonizar os passos. “Giros, pegas e saltos são recursos que podemos trabalhar. Mas o jeito que vamos girar, pegar e saltar acontece de formas diferentes. A gente cria marcas para essa improvisação. O que a gente pode fazer são essas marcas. A gente treinar isso para na hora do tempo real já ter criado. É uma afinação”, diz a pesquisadora.


O Temporal terá ainda participações de Fernando Maia, Jorge Luiz Alves (Loly Pop), Emiliano Freitas e Douglas Severiano. Entre os destaques da programação estão: piquenique com bate papo sobre improvisação, das 14h30min às 17 horas, no dia 18, no Sesc Iracema; workshop sobre instalações dançantes, realizado no dia 18, das 18h às 22 horas, no Sesc Iracema; e jam session com Ana Mundim, Laboral Crew e Douglas Severiano realizado no Centro Cultural Bom Jardim, no dia 19, das 17h às 18 horas. “Vamos circular em vários espaços da cidade lidando com corpo e imagem”, garante Ana.


SERVIÇO

 

Temporal – Encontro de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real

Quando: de quarta-feira, 15, até segunda-feira, 20

Onde: vários locais de Fortaleza

Programação completa e informações:  conectivonozes.blogspot.com

Entrada gratuita

 

O que você achou desse conteúdo?