Logo O POVO+
8a Edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza
Vida & Arte

8a Edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Chegando à 8ª edição, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza se espalha por terminais de ônibus e sedes de grupos nas periferias
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Pulsar e transformar são os verbos que norteiam a 8ª edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza, evento que tem a descentralização entre bairros da Capital como bandeira. A programação começa hoje, às 12 horas, com o espetáculo Le Son Sur Scène, do músico Gustavo Portela, no Terminal do Papicu, e segue até o dia 24, com cerimônia de encerramento na Praça Renascer, no bairro Dias Macedo. São mais de 30 apresentações, todas gratuitas.


“Esse festival é muito importante não só para os artistas, mas principalmente para quem mora em Fortaleza, porque o evento se propõe a ocupar lugares que são, muitas vezes, esquecidos e não têm programação cultural”, avalia o diretor teatral Aldrey Rocha, do K'Os Coletivo. O grupo apresenta o espetáculo Circo do K'Os: os clássicos da palhaçaria na Praça José de Alencar, no próximo dia 20, às 12 horas. “Apesar da praça ser em frente ao Theatro José de Alencar, ela tem vários problemas, e o evento oportuniza olhares para esse espaço”, completa.


A atriz Monique Cardoso, que participa do evento com a obra cênica Aquelas - uma dieta para caber no mundo, ressalta a possibilidade que o público tem tem de conhecer a sede dos grupos locais. “São associações de bairros e equipamentos culturais independentes geridos pelos próprios artistas. São espaços fundamentais e que, muitas vezes, funcionam sem nenhum subsídio do Estado ou da Prefeitura”, pondera.

[FOTO2]

Com apresentação agendada para o dia 20, às 19 horas, no Espaço Popular de Artes, no Dias Macedo, Monique celebra também a possibilidade de falar sobre o tema da peça para uma plateia que não é necessariamente costumeira nas apresentações teatrais. “Aquelas parte de uma pesquisa sobre violência contra mulher. A gente fala dessas microviolências que acabam sendo naturalizadas e buscamos uma linguagem que possa falar com diferentes tipos de público”, aponta.


Edson Cândido, diretor do grupo Imagens de Teatro, faz coro à Monique. “O Festival Popular fortalece o teatro de grupo e suas sedes É um importante fomento à produção local em artes cênicas”. O Imagens apresenta a montagem Dois perdidos numa noite suja, no dia 19 de novembro, às 18 horas, na sede do grupo Populart, no José Walter.


Outras cenas

Escapando do recorrente eixo de bairros como Praia de Iracema e Aldeota, as apresentações do evento se espalham por diferentes regionais: a praça do Moura Brasil, o calçadão da Areninha Caça e Pesca (Praia do Futuro), a Praça Luciano de Queiroz (Jóquei Clube), a Praça Jardim América, a Praça Américo Barreira (Genibaú), o espigão do Náutico (Meireles), entre outros espaços.

 

SERVIÇO

 

Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Quando: de hoje até 24 de novembro

Onde: diferentes espaços públicos da Capital e sedes de grupos de teatro
Gratuito

Programação completa: facebook.com/feptef

 
O que você achou desse conteúdo?