Logo O POVO+
O cara do suspense
Vida & Arte

O cara do suspense

Jovem autor carioca e um dos principais nomes da literatura policial no Brasil, Raphael Montes é a atração principal da terceira edição do Vida&Arte Convida. Evento acontece hoje, na Livraria Cultura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Depois do rapper Criolo e dos quadrinistas Gabriel Moon e Fábio Bá, a terceira edição do Vida&Arte Convida recebe hoje, 14, o jovem escritor carioca Raphael Montes. As atividades começam às 15 horas e são gratuitas. O evento é uma parceria entre o Vida&Arte e a Livraria Cultura, onde ocorre a programação. Além de bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor, o evento contará com clube de leitura, contação de histórias e lançamento do novo livro de John Green, Tartarugas até lá embaixo.


“A diversidade de linguagens dos encontros ocorre porque a cultura vai muito além do que se entende por ela. Tivemos a cultura musical, a nerd e pop, agora a literária. São várias vertentes”, destaca Maycon Geissler, assistente de marketing e eventos da Livraria Cultura em Fortaleza. Resumindo o foco da nova edição, Maycon aponta: “é sobre jovens leitores e jovens autores”.


Aos 27 anos (completados há menos de um mês), Raphael Montes é considerado um dos principais novos nomes da literatura de gênero e do romance policial do Brasil. “Até os 12 anos, eu só tinha lido livros de escola de maneira mal-orientada. Não gostava. Nessa idade, uma tia-avó me presenteou com um livro do Sherlock Holmes, Um Estudo em Vermelho, escrito por Arthur Conan Doyle. Depois dele, passei, ao mesmo tempo, a querer ler mais e a ter vontade de escrever. Comecei na escrita com um conto, feito durante uma aula e nunca mais parei”, lembra o autor.


O primeiro romance de Raphael, Suicidas, foi publicado quando ele tinha 22 anos. “Como quase todo jovem, sou influenciado pelo que me rodeia. Na literatura, são os livros policiais clássicos e autores como Conan Doyle, Agatha Christie, Patricia Highsmith. Meus livros trazem elementos de certo humor negro, violência, que vêm mais do cinema, com Tarantino, os Irmãos Coen, Michael Haneke”, elenca. Defensor da literatura de gênero, que diz ser considerada “menor” pelos pares, Raphael afirma que busca escrever histórias que prendam o leitor e tenham qualidade da linguagem. “Não acredito que exista ‘alta’ e ‘baixa’ literatura. Existe boa e má, simples assim”, define.


Publicado pela Companhia das Letras, autor de sucessos de vendas e com uma obra que já foi traduzida para outras línguas, o escritor revela a afeição por fugir da zona de conforto. “Sem dúvida é uma trajetória inusitada, rara”, avalia. “Mas sou movido pelos desafios. Quando conquistei alguns objetivos, achavam que eu estava feliz, mas eu estava mais desesperado. Repensei meus planos e mirei em escrever para cinema e televisão, justamente por serem lugares de desafio”, explica. Raphael escreveu o roteiro de séries, como Supermax (TV Globo), e do filme Praça Paris, dirigido por Lúcia Murat e que foi lançado na semana passada, no Festival do Rio.


Entusiasta em participar de eventos com leitores, Raphael conta que o Vida&Arte Convida é a primeira experiência de sua carreira no Nordeste. “Será a primeira vez na região como profissional. Já visitei como turista, não como escritor”, afirma. “Eu sou um autor graças aos leitores, à repercussão boca a boca, e nas redes sociais. Gosto de discutir histórias, ideias. Muitos dos que vão aos eventos, além de leitores, querem publicar e vão atrás de dicas e caminhos. Tenho o maior prazer nisso. Fico muito feliz em poder prestigiar meus leitores”, celebra.


ESTANTE DE LIVROS

 

JANTAR SECRETO


2016


Um grupo de amigos se muda do Paraná para o Rio de Janeiro. Com dinheiro curto e aluguel vencido, eles decidem começar a arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes.


DIAS PERFEITOS


2014


Traduzido para diversas línguas, o romance conta a história de Téo, um solitário estudante de medicina. Um dia, ele conhece Clarice, jovem aspirante a roteirista de cinema, e fica viciado na jovem. Tentando se aproximar dela, Téo só recebe negativas. Diante disso, ele opta por uma atitude extrema: sequestrar Clarice.


SUICIDAS


2012


Nove universitários cariocas participaram de uma roleta-russa, que terminou de forma misteriosa. Um ano após o trágico evento, surge uma nova pista para ajudar a elucidar o caso. Ao mesmo tempo, a delegada Diana precisa lidar com as mães dos jovens e a tensão dos segredos revelados.


V&A CONVIDA


PROGRAMAÇÃO


Atividades principais


15 horas - Lançamento de Tartarugas até lá embaixo, novo livro de John Green


17 horas - Entrevista aberta e bate-papo com Raphael Montes, mediada por Socorro Acioli


19 horas - Sessão de Autógrafos com Raphael Montes


Atividades paralelas


17 horas - Contação de Histórias a partir do livro Um coração para o rei, com Muryel Damasceno


19 horas - Clube da Leitura sobre o livro O chamado do Cuco, com o grupo A Ordem

 

SERVIÇO

 

Vida&Arte Convida Raphael Montes

Quando: hoje, a partir das 15 horas

Onde: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010)

Entrada gratuita.

Outras informações: goo.gl/a7nDUT

 

O que você achou desse conteúdo?