VERSÃO IMPRESSA

Mostra de Teatro do Estudante encerra nesta terça

01:30 | 31/10/2017
[FOTO1]

Um espaço de fruição e formação teatral que extrapola a quarta parede dos palcos. Assim é a Mostra de Teatro do Estudante, evento que encerra sua 21ª edição na noite de hoje. A programação se espalhou nas últimas quatro semanas por diferentes equipamentos da Cidade, como a Caixa Cultural e o teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A solenidade de encerramento ocorre no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), a partir das 18 horas.


“A gente enfrenta muitos percalços para realizar um evento como esse. São dificuldades de muitos níveis, mas, ao mesmo tempo, é um momento tão enriquecedor que compensa”, avalia John White, produtor executivo do evento e diretor da Companhia Teatro Movimento. Criada pelo diretor, pesquisador e professor Marcelo Farias Costa, a Mostra oferece troféu (que leva o nome de Marcelo) para os destaques da programação. John explica que o evento não é competitivo, mas que alguns trabalhos recebem menções honrosas, assim como as instituições parcerias.


Além da solenidade, a noite de encerramento será marcada pela apresentação da montagem O Morro do Ouro, da Comédia Cearense, musical que reconta a história escrita pelo dramaturgo Eduardo Campos (1923 - 2007). A peça é pontuada por canções criadas por Belchior e Jorge Mello.


Arte-educador e diretor teatral, John ressalta a função pedagógica do evento, que acaba sendo o primeiro palco para muitos iniciantes na arte teatral. “É uma troca de conhecimento e de experiência entre grupos de formação diferentes”, diz, ressaltando que a Mostra reúne desde alunos do ensino médio, passando por estudantes de ensino superior das artes cênicas e chegando a profissionais com longos anos de carreira.


“A apresentação acontece naquele momento e passa, mas o que fica de verdade é o aprendizado de quem apresenta e quem assiste. Novos grupos são criados, jovens artistas amadurecem e o teatro é fomentado”, pontua John. Com entrada gratuita, o evento convidou o público a doar objetos de higiene pessoal que serão doados a instituição Casa das Irmãs, no Benfica.


Próximas edições

Apesar de já consagrado no meio artístico local, o evento enfrenta, ano após ano, novas dificuldades para acontecer. A 21ª edição não teve verba própria e recebeu apoio das secretarias de Cultura do Município e do Estado por meio de pautas nos teatros. “Desejo para as próximas edições poder trabalhar com dinheiro público e conseguir pagar adequadamente os profissionais. Tivemos apoios importantes este ano, mas só a pauta ainda é muito pouco diante de tudo que o evento pode acrescentar”, aponta. Para John, o evento continuará sendo prioridade, apesar dos percalços: “Enquanto eu estiver vivo, eu vou fazer”.

 

SERVIÇO

 

Solenidade de encerramento da Mostra

Quando: hoje, a partir das 18 horas

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Quanto: kit de higiene pessoal com, no mínimo, 3 itens

 

TAGS