Logo O POVO+
Bonequinha de Pano, dramaturgia de Ziraldo, inicia temporada hoje
Vida & Arte

Bonequinha de Pano, dramaturgia de Ziraldo, inicia temporada hoje

Com dramaturgia de Ziraldo, o espetáculo Bonequinha de Pano faz temporada em Fortaleza de hoje até domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Uma boneca cheia de peripécias vai subir ao palco da Caixa Cultural Fortaleza para mostrar que a relação entre brinquedos e crianças ultrapassa fronteiras afetivas. De hoje até domingo, 15, os grupos Thor Produções e Destemperados fazem cinco apresentações do espetáculo Bonequinha de Pano, que tem dramaturgia do escritor, desenhista e pintor Ziraldo.


Famoso por personagens como Pererê e Menino Maluquinho, Ziraldo é dono de uma obra que brinca com a imaginação e com a criação. Apesar vários personagens criados por ele já terem passado pelo teatro -explica Lutti Pereira, produtor do espetáculo - Bonequinha de Pano é a “primeira e única” dramaturgia original de Ziraldo. As outras montagens, ele afirma, foram adaptações de textos literários escritos pelo famoso ilustrador.


A boneca Pitucha, enquanto objeto presente em várias situações, acabou sendo espectadora inanimada das passagens de tempo e das transformações na vida da família.

[QUOTE1]

A acidez e a engenhosidade do texto permitiram que os produtores trabalhassem com novas perspectivas para a montagem. Se afastando de pontos de vista infantiloides, a peça tem três cenários -um para cada entendimento de mundo. Para a construção, os grupos envolvidos solicitaram o apoio de um arquiteto, responsável pelos cálculos de proporção. Isso porque, explica Lutti, são colocadas três visões diferentes de personagens em momentos diferentes. “É uma surpresa quando o público percebe”, aponta Lutti, que já trabalha com a encenação desde 2003.


A peça narra as desventuras de Pitucha, uma boneca que vive no sótão da casa da avó desde que sua antiga dona, agora adulta, deixou de ter interesse por brinquedos. Um dia, entretanto, a casa acorda com novo astral e novos sons. Pitucha começa um processo de rememorar as travessuras e os tempos áureos, quando era o objeto preferido da pequena Leinha. A questão primordial é a passagem de tempo que permite reflexões da boneca e, também, de Leinha, agora adulta. “É uma história muito bem construída. O Ziraldo é um autor fabuloso e é muito bom trabalhar com textos dele”, acrescenta Lutti

 

SERVIÇO

 

Espetáculo Bonequinha de Pano

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287)

Data: 12, 13, 14 e 15/10

Horários: quinta-feira, 12, às 15 horas e às 17 horas - com audiodescrição na apresentação de 15 horas; sexta-feira, 13, às 16 horas, com audiodescriação; sábado, 14, e domingo, 15, às 17 horas Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Classificação indicativa livre

Vendas serão iniciadas duas horas antes de cada espetáculo.

Outras informações: (85) 3453 2770

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?