Logo O POVO+
Ana Beatriz Brandão e as histórias de amor e vitória
Vida & Arte

Ana Beatriz Brandão e as histórias de amor e vitória

A autora de A Garota das Sapatilhas Brancas vem a Fortaleza para lançar a obra em encontro com fãs
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A escritora paulista Ana Beatriz Brandão vem a Fortaleza lançar o livro A Garota das Sapatilhas Brancas neste fim de semana. A obra é um desdobramento do livro O Garoto do Cachecol Vermelho, publicado em 2016, que conta a história de Daniel Lobos, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e seu envolvimento com a bailarina Melissa.


Trabalhar a narrativa, agora pela visão de um garoto, foi uma das maiores dificuldades da autora. O primeiro livro tem foco em Melissa, a bailarina “preconceituosa e mesquinha” a quem Daniel tenta mostrar o mundo por outros olhos. “Em outros livros, já escrevi alguns capítulos pela visão de garotos, e todos foram desafiadores. Mas esse é um trabalho maior, e ele ainda tem uma doença que é sem cura. Então eu precisava transmitir essa visão e não podia ficar nada exagerado”, conta Ana Beatriz.


Além disso, como a obra não foi escrita em ordem cronológica, fazer uma trama clara foi outro desafio. Nesse segundo romance que trata do encontro de Daniel e Melissa, a escritora decidiu ir além e explicar um pouco mais do que é a ELA. “Os leitores tinham muitas dúvidas sobre o porquê de ele (Daniel) ter escolhido a Melissa para mudar a vida dela e também sobre a doença. Como eu já queria aprofundar, uni o útil ao agradável e expliquei mais sobre a doença, porque no primeiro livro a gente só descobre só mais lá pro final”, argumenta.


Doações

Assim como foi feito com o primeiro livro, que já está na quinta edição, Ana Beatriz vai continuar doando parte dos direitos autorais da obra para a Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela), o Instituto Paulo Gontijo e a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela). “Eu queria usar meu livro para conscientizar e vou ajudando com o que está ao meu alcance”, diz a escritora.

 

Ana Beatriz conta que as instituições foram fundamentais para a construção do personagem. “No primeiro livro, tive ajuda da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, que respondia as minhas dúvidas. Na época, eu não conhecia nenhum paciente, mas depois conheci vários e consegui passar algo mais real”.


Ana, que é natural de São Paulo, também tem viajado para outras cidades na divulgação do livro e conta que tem sido muito bom ter contato com leitores e outros portadores de ELA pelo País. “Quando vou para outros lugares, são outras perguntas, conheço outras pessoas, é sempre muito bom”, conclui a escritora.

 

SERVIÇO

 

Lançamento A Garota das Sapatilhas Brancas

Quando: domingo, 29, às 16 horas

Onde: Livraria Saraiva (Av. Washington Soares, 85)

Entrada gratuita

 

O que você achou desse conteúdo?