Logo O POVO+
Trilogia dos Dólares é exibida no Cineteatro São Luiz neste sábado
Vida & Arte

Trilogia dos Dólares é exibida no Cineteatro São Luiz neste sábado

Os três filmes protagonizados por Clint Eastwood ganham hoje exibição na tela grande do Cineteatro São Luiz, com acesso gratuito
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Trilogia dos Dólares, conhecida como a Trilogia do Pistoleiro sem Nome, é uma série famosa de filmes do gênero western spaghetti, dirigidos por Sergio Leone e protagonizado por Clint Eastwood. Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966) garantiram um status para o diretor e o ator, que, com muita eficácia, revolucionaram o cinema de faroeste.


A trilogia chega hoje à tela grande do Cineteatro São Luiz, com entrada gratuita. A entrega das pulseiras para o público (que dão direito a participação em todas as sessões de sábado) começam uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria do Cineteatro. Os ingressos são disponibilizados a partir de documentação com foto.


Os filmes têm como base as aventuras de caçadores de recompensas no velho oeste americano, sempre com a presença do Pistoleiro sem Nome como protagonista. Ele arquiteta planos para pegar alguns dos bandidos mais perigosos. Além disto, os filmes ainda adaptam outras obras cultuadas do período.

[QUOTE1]

O primeiro, por exemplo, é uma versão do japonês Yojimbo, de Akira Rurosawa. Já o segundo ficou marcado pelos duelos dos heróis, assim como o terceiro que marcou o cinema com o famoso triplo confronto no clímax final, acompanhado da música arrebatadora de Ennio Morricone.


As obras, principalmente o terceiro longa, possuem produção e qualidade que colocam muitos filmes contemporâneos no bolso. A direção de Leone, para começar, influenciou diversos outros cineastas. Já a montagem das obras são eficientes, não deixam os filmes longos e ainda possuem o tempo perfeito para desenvolver mocinhos, anti-heróis e vilões. Os personagens, inclusive, garantem a empatia que o diretor quer explorar durante os atos do roteiro. O mesmo pode ser dito sobre a trilha de Morricone, que assusta, emociona e empolga nos momentos exatos.


Em Por um Punhado de Dólares, Clint interpreta o forasteiro que aceita as duas ofertas de grupos rivais em uma guerra. Já Por uns Dólares a Mais narra as tramas de dois caçadores de recompensa que trabalham juntos para encontrar um criminoso. E Três Homens em Conflito trata de caçadores que entram em busca de uma fortuna. Todas as histórias serviram de influência, inclusive, para diretores atuais, como Quentin Tarantino, que considera Três Homens em Conflito o melhor filme de todos os tempos. O longa serviu de base para o seu trabalho mais recente: Os Oito Odiados. As obras, por fim, fazem com que quem não gosta de faroeste passe a gostar. É uma trilogia
sem erro.


SERVIÇO

 

Trilogia dos Dólares

Quando: hoje, a partir das 10 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Gratuito.

Telefone: (85) 3231 9461
O que você achou desse conteúdo?