Logo O POVO+
Selecionadas as imagens que comporão exposição durante o Palco V&A
Vida & Arte

Selecionadas as imagens que comporão exposição durante o Palco V&A

Vinte fotografias, entre mais de duas mil imagens publicadas no Instagram com a hashtag #palcovidaearte, foram selecionadas e farão parte da exposição Fortaleza de Afetos, que será apresentada durante o festival
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Batizada de Fortaleza de Afetos, a exposição fotográfica será um dos destaques da segunda edição do Palco Vida&Arte, que acontece nos dias 23 e 30 de setembro, respectivamente no Anfiteatro do Parque do Cocó e na Praça Verde do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema).


Com curadoria assinada por Iana Soares, editora de fotografia do O POVO, a coletiva é uma mescla de trabalhos de fotojornalistas da casa e de fotógrafos amadores e profissionais que participaram a seleção, via Instagram, no período de 14 de agosto a 3 de setembro, através da hashtag #palcovidaearte. Ao todo, 40 imagens estarão em exposição.

[QUOTE1]

Se na edição de 2016, o tema proposto foi Fortaleza de Vida e Arte, nesta o convite dado aos participantes foi o de experimentar e se relacionar com a cidade e suas várias possibilidades. “A gente pensou nessa relação positiva com a Cidade. Por estarmos num espaço urbano, de que forma a gente tem uma relação amorosa com a Cidade? Então a fotografia é interessante no sentido de revelar essas coisas. Tem o aspecto do urbano e a gente tem uma natureza muito exuberante, e isso aparece muito nas fotos. Muitas ficaram de fora, mas as que entraram contemplam esse diálogo”, afirmou Iana.


A relação com o mar soa como uma espécie de subtema na coletiva por apresentar uma maior quantidade de registros que destacam espaços da Praia de Iracema (Ponte Metálica, Ponte dos Ingleses, etc). “Mas outros locais também aparecem, como a Vila Vicentina, Messejana, Sabiaguaba, Cocó. No geral, a exposição dá essa ideia de diversidade. Nos fotógrafos do jornal, por exemplo, aparecem mais fotos do Centro, até por conta desse circular que a profissão dá. A Camila de Almeida traz o maracatu... O intuito da mostra é o de valorizar a Cidade. Ver as brechas para ter uma relação saudável e bonita, apesar dos pesares”, complementa a fotógrafa.


Dentro da programação do Palco Vida&Arte, Iana Soares também vai ministrar oficinas de fotografia com o celular nos dois locais do festival, Parque do Cocó e Dragão do Mar, sempre das 16h às 17 horas. “O objetivo básico é o de sensibilizar as pessoas a usarem a fotografia no seu cotidiano. Serão dadas noções básicas de fotografia, como luz, cor, ângulo e composição. O importante será ver como a fotografia é uma ferramenta poderosa pra registrar momentos importantes do nosso cotidiano e o olhar que temos sobre a cidade”, ressalta.


A visitação à coletiva Fortaleza de Afetos, bem como toda a programação do Palco Vida&Arte, será gratuita, das 15h às 22 horas, sendo voltada a todos os públicos.

 

Lista dos selecionados:

@emiliorocha

@suelenafotografia

@priscila.smiths

@ferreira_willian

@goretti_feitosa

@_helenitamatos

@pnasc.photographer

@luc_otoch_fotografia

@ginaemanuela

@paulomarcelofv

@ddrodriguex

@adjafre

@francisflor

@laumonteiiro

@dantonholanda

@o_wesleycosta

@laradenise88

@eaimari

@galbanogueira

@igorgrazianno

SERVIÇO

Palco Vida&Arte 2017

Quando: dias 23 e 30 de setembro, das 15h às 22 horas

Onde: dia 23 - Anfiteatro do Parque do Cocó (av. Padre Antônio Tomás, 2964-3020 - Cocó) / dia 30 - Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Programação gratuita

Outras info: especiais.opovo.com.br/palcovidaearte

 

SAIBA MAIS

 

Diversidade


Para além da fotografia, a segunda edição do Palco Vida&Arte irá contar com uma extensa programação ao ar livre em dois espaços da Cidade: Anfiteatro do Parque do Cocó e Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, respectivamente nos dias 23 e 30 de setembro.


Direcionado a diversos públicos, o festival terá espaços reservados a atrações voltadas ao público infantil, bem-estar e meio ambiente, além de área gastronômica com a presença de chefs cearenses e degustação de café e cervejas artesanais.


Na parte musical, o Parque do Cocó (dia 23) será palco para as apresentações de Moacir Bedê e Natasha Faria, seguidos do cantor e compositor Jards Macalé e Trio. Já no Centro Dragão do Mar (dia 30), o público irá conferir a estreia do projeto Garotas de Iracema com as cantoras Joana Limaverde, Giselle Tigre, Ilya e Nayra Costa. O encerramento do evento será com os clássicos do cearense Ednardo. (TM)

 

O que você achou desse conteúdo?