Logo O POVO+
Embates do universo nerd são tema de evento na Livraria Cultura
Vida & Arte

Embates do universo nerd são tema de evento na Livraria Cultura

A terceira edição do projeto Batalhas Nerds ocorre hoje à tarde, com oito debates sobre temas de quadrinhos, games, cinema e animações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Fãs de filmes, séries, games e quadrinhos irão se reunir hoje na Livraria Cultura de Fortaleza, para uma sequência de debates lúdicos sobre diversos temas. Das 13 horas às 21 horas, o evento, com entrada gratuita, vai reunir blogueiros e fãs da cultura nerd para a terceira edição do Batalhas Nerds, com embates sobre temas, como Cães da cultura pop x Gatos da cultura pop, Adventure Time x Steven Universe e LoL x Dota. Haverá ainda duas Batalhas Nerds Vida&Arte, que serão Marvel x DC Comics e Tim Burton x Tarantino.


O Batalhas Nerds nasceu em 2014, inspirado nos debates das redes sociais em que temas, como melhor filme do ano ou melhor quadrinho, sempre rendiam debates acalorados. “Antigamente, fazíamos, todos os anos, o evento com palestras do Dia do Orgulho Nerd”, explica Maurício Aragão, dono da S1 Produções, empresa que organiza o Batalhas Nerds. “Em uma edição, mudamos o conceito do evento para algo mais interativo, saindo de palestras e indo para os debates”.


De lá pra cá, duas edições do evento já aconteceram, criando embates entre duas pessoas sobre um tema específico. Enquanto isto, o público define quem é o vencedor. Marício conta que as “brigas” sempre surpreendem e trazem resultados inusitados.

[QUOTE1]

Para esta terceira edição, o público pode esperar algumas novidades. Pela primeira vez, por exemplo, um debate vai acontecer fora do formato tradicional de dupla. Três pessoas irão discutir qual a melhor animação japonesa: Naruto, One Piece ou Dragon Ball. Nos intervalos da programação, pequenas batalhas de cinco minutos vão envolver o público levando-os ao palco para o debate.


Auge do mercado

Se dos anos 1980 ao início dos anos 2000 o público nerd sofria preconceitos, hoje a situação é bem diferente. O mercado cresceu bastante nos últimos anos e vive, agora, o seu auge, segundo a avaliação de Maurício.

 

“Quando começamos com a S1 Produções, só existíamos nós e o pessoal do Sana fazendo eventos e trabalhando com a cultura nerd em Fortaleza”, observa. “Hoje você vê milhares de grupos, até alguns de nicho que só trabalham com um tema específico, como Harry Potter, por exemplo.”


Ele avalia ainda que até o público tem sofrido modificações de perfil nos últimos tempos. O sucesso de filmes, séries e games tem chamado a atenção de pessoas que estão fora do nicho assumidamente nerd. A diferença, conta Maurício, é que um nerd é alguém que pesquisa e se envolve com uma temática específica, enquanto o público comum consome sem a necessidade deste aprofundamento. “Hoje, a gente faz eventos, como a festa de Game Of Thrones no Órbita, que respeita o público nerd, mas de uma forma que também alcança o consumidor comum”, contextualiza.


SERVIÇO

 

3º Batalhas Nerds

Quando: hoje às 13 horas

Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010 - Meireles - Piso 1)

Gratuito.

Outras informações: 4008 0800

 

O que você achou desse conteúdo?