Logo O POVO+
Documentário Casa de Palha é lançado em Viçosa
Vida & Arte

Documentário Casa de Palha é lançado em Viçosa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Tendo como palco a Praça da Matriz de Viçosa do Ceará, uma intervenção urbana chamou a atenção de moradores e curiosos durante o curto período de uma semana, em abril deste ano. Uma espécie de casa-galeria, feita de palha, atraiu mais de mil visitantes que aproveitaram o momento inusitado para conversar sobre suas histórias, repletas de memórias afetivas principalmente no que se refere aos antepassados que habitaram a região da serra da Ibiapaba.


Alguns depoimentos, de tão marcantes que foram para os próprios idealizadores do projeto - no caso, as historiadoras Monalisa Viana e Luciana Rodrigues, e o artista visual Weaver Lima -, foram gravados e o resultado dessa experiência encontra-se agora em formato de documentário. Batizado de Casa de Palha, o média-metragem terá seu lançamento hoje, às 20 horas, na própria cidade de Viçosa do Ceará (Theatro Pedro II).


A ideia da intervenção, no entanto, surgiu de uma pesquisa acadêmica iniciada por Monalisa. “Fiz para o mestrado, tratando da questão do patrimônio cultural. Ao longo desse processo, também pretendia trabalhar com a perspectiva dos moradores. Considerando a questão do tombamento, finalizei com a entrevista e notei que eles sempre faziam referência às moradias e era algo que eu não encontrava nos livros. Conversando com a Luciana, chegamos na ideia da intervenção”, explicou.


Weaver, que já havia trabalhado com Monalisa à época de sua exposição individual Rastro, foi incorporado ao projeto. “Elas pensaram em fazer alguma ação que resultasse numa coisa mais artística, não tão acadêmica. Foi aí que eu entrei. Fomos afinando as ideias, mas sempre com a perspectiva de uma arte efêmera. Por isso ficou somente uma semana”, explicou ele que, enquanto a casa estava sendo construída, ficava “rodando pela cidade” para compor os 13 quadros que estiveram expostos na mostra intitulada VVRA - Uma Referência ao Antigo Povoado: Vila Viçosa Real da América.


“Tudo na exposição foi feito em função das pessoas. A única coisa que eu levei foi caneta e uns quadros de madeira. Dependendo das histórias, a gente foi criando uma versão particular daquilo. Então apareceram histórias de todo tipo, que você ficava pensando até que ponto aquilo era verdade”, complementou o artista.


Casa de Palha, o projeto, também contou com ações educativas em escolas da região. Já o documentário, será lançado posteriormente na internet e, numa versão mais reduzida, inscrito em festivais.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do documentário A Casa de Palha

Quando: hoje, 2, às 20 horas

Onde: Theatro Pedro II (cidade de Viçosa do Ceará)

Entrada gratuita

 
O que você achou desse conteúdo?