Logo O POVO+
Mostra de Teatro Transcendental começa hoje no Cineteatro São Luiz
Vida & Arte

Mostra de Teatro Transcendental começa hoje no Cineteatro São Luiz

Décima quinta edição do evento traz o tema Arte ultrapassando limites e apresenta espetáculos do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro em dois palcos da Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Realizada pela Associação Estação da Luz, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega a sua 15ª edição trazendo, de hoje a domingo, seis espetáculos para apresentações em dois palcos da Cidade: Cineteatro São Luiz (Centro) e Teatro RioMar Fortaleza (Papicu). Neste ano, o evento traz como tema Arte ultrapassando limites e doará os alimentos arrecadados na troca de ingressos para a Igreja Batista Central, Pequeno Cotolengo Dom Orione, Área Pastoral Nossa Senhora do Brasil, Instituto Povo do Mar e Instituto Beatriz e Lauro Fiúza.


“Nesta edição comemorativa, temos a maior participação de espetáculos cearenses. Nossa grade de programação está num nível muito bom, recebemos mais de 100 propostas e o resultado são montagens de alto nível. Outra coisa importante é que, pela primeira vez, o São Luiz -que é um lugar histórico -está recebendo a mostra e, para completar, estamos também com o RioMar Fortaleza que é, indiscutivelmente, um dos maiores equipamentos da nossa Cidade”, destacou Reginauro Sousa, curador da mostra e voluntário da associação desde a primeira edição.

[QUOTE1]

O tema deste ano, segundo Reginauro, foi pensado a partir de questionamentos que pontuam a sociedade nos dias atuais. “Estamos vivendo um momento de crise, não só econômica, mas ética. As pessoas começaram a desacreditar no País. Então o tema fala sobre essa superação. Temos que ter a consciência de que somos um agente transformador e, sendo assim, eu tenho que ir além do que está estabelecido”, explica.


Temáticas

Na abertura logo mais, às 19 horas, o Cineteatro São Luiz recebe a estreia do espetáculo A Bagagem, do Grupo Lema. Com dramaturgia de Rafael Martins e direção de Yuri Yamamoto, a montagem cearense levará mais uma vez aos palcos o tema do suicídio. “Não são biografias escritas, mas a partir de nossas histórias o texto foi se encaminhando para construir o tema. A peça tem um olhar bem diferenciado, uma poética em cada cena”, adiantou Josy Sampaio, atriz que integra a companhia, atuante já há 28 anos.

 

Em cena, o olhar sobre o tema recai numa avaliação espiritual. “O principal achado desse texto é a reflexão de como as pessoas estão conduzindo suas vidas. Nosso mundo está cheio de questões materiais, há muito sofrimento que fica velado e a gente vai mexer com isso. As pessoas vão se identificar porque muitas delas, em algum momento, já pensaram em cometer suicídio. A cada 40 segundos, uma pessoa tenta suicídio. Estamos olhando para dentro de si e o nosso olhar, que já tem uma espiritualidade, é um dos elementos mais fortes. Vai ser nossa estreia, mas já trabalhamos com esse tema na primeira edição da mostra com a peça Memórias de um Suicida”, complementa Josy.


Ambientado no universo da cultura popular, Os Cavaleiros (grupo Alumiar Cenas e Cirandas) - que esteve, recentemente, em cartaz no Dragão do Mar - será o destaque do dia 24, também no Cineteatro São Luiz, trazendo questões relativas ao sagrado e ao profano a partir do cotidiano de vaqueiros num povoado fictício. No RioMar Fortaleza, por sua vez, quatro espetáculos serão apresentados de sexta a domingo: De Repente Fim do Mundo (CE), Bumm (MG), Zeca e o Mundo (CE) e Cléo: A Ópatra (RJ).


“Zeca traz muito da nossa regionalidade para o domingo à tarde”, resumiu Reginauro sobre a peça que, direcionada ao público infantil da mostra, traz a história de um menino “que é a soma de muitos que andam por aí. Tem quem diga que ele é anjo, de tão menino que é”. A comédia teatral Cléo: A Ópatra, do Grupo Amigos da Luz, do Rio de Janeiro - que rodou por dez cidades do interior dentro da mostra itinerante - irá encerrar a programação transportando para o RioMar os estúdios do fictício programa Reencarnashow.


PROGRAMAÇÃO


CINETEATRO SÃO LUIZ


Dia 23 (19h) - A Bagagem (CE)


Dia 24 (19h) - Os Cavaleiros (CE)


RIOMAR FORTALEZA


Dia 25 (20h) - De Repente Fim do Mundo (CE)


Dia 26 (20h) - Bumm (MG)


Dia 27 (16h) - Zeca e o Mundo (CE)


Dia 27 (20h) - Cléo: A Ópatra (RJ)


Serviço


15ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Quando: de hoje, 23, a domingo, 27

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 / Praça do Ferreira - Centro) e Teatro RioMar Fortaleza (rua Des. Lauro Nogueira, 1500 / Piso L3 - Papicu)

Entrada: sugere-se que sejam trocados alimentos pelos ingressos. Os pontos de troca são nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Aldeota e Benfica, e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (Gepe) Piedade e Água Fria.

Telefone: (85) 3260 5140
Programação completa: no site do evento www.teatrotranscendental.com

 

O que você achou desse conteúdo?