Logo O POVO+
Exposição reúne obras de 16 artistas na Imagem Brasil Galeria
Vida & Arte

Exposição reúne obras de 16 artistas na Imagem Brasil Galeria

A mostra Existir é Diferir leva, a partir de hoje, obras de 16 artistas nordestinos à Imagem Brasil Galeria
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Dezesseis artistas nordestinos dos estados de Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte se unem na mostra coletiva Existir é Diferir, que será aberta hoje, às 10 horas, na Imagem Brasil Galeria, inaugurando a programação do mês no qual se comemora os 178 anos da invenção da Fotografia. Na programação, haverá a palestra A Fotografia e o circuito da arte, com Analice Diniz, levando uma discussão sobre o funcionamento do mercado da arte contemporânea e de como a fotografia se insere neste circuito.


A exposição faz recorte da sétima edição do festival Encontros de Agosto, realizado anualmente no Ceará, que terá a programação divulgada durante a abertura da mostra. Em cartaz até o dia 31 de agosto, Existir é Diferir é composta de 80 fotografias, de autoria de artistas, como Cláudia Jacobovitz (PE), Fátima Rocha Perini (CE), Fernando Jorge (CE), Filipe Acácio (CE), Iana Soares (editora de Fotografia do O POVO), Raquel Amapos (CE), Ricardo Arruda (CE) e Thaisa Figueiredo (PE). Após este período, a mostra seguirá para São Paulo.


De acordo com a curadora e diretora do Encontros de Agosto, Patrícia Veloso, a exposição é resultado dos programas itinerantes criados a partir de uma mostra que aconteceu no Dragão do Mar, em 2016, sobre a fotografia do Nordeste e que fazia parte da programação do Encontros. “Uma dessas mostras itinerantes foi exibida no Festival de Fotografia de Tiradentes e, a partir dessa mostra específica, fizemos um novo recorte que gerou essa nova exposição. Com isso, estamos usando um produto que surgiu a partir do Festival para abrir a programação de 2017”, recorda.


As obras expostas fazem uma representação do Nordeste a partir do diálogo entre as imagens com uma proposta mais conceitual, em uma abordagem da questão da memória, da sexualidade, do corpo e de outras leituras. “A mostra pretende apresentar como as questões das diferenças podem ser tratadas dentro de uma discussão com a imagem”, explica Patrícia.


Uma das artistas que terá fotografias em cartaz na exposição é a jornalista e fotógrafa Iana Soares. As 10 obras assinadas por Iana que estarão em cartaz fazem parte do trabalho “Inventário de coisas insignificantes”, exibido na edição de 2016 do Encontros de Agosto.

 

SERVIÇO

 

Abertura da exposição Existir é Diferir

Quando: hoje, às às 10 horas

Visitação: de hoje até dia 31 de agosto. De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas

Acesso gratuito.

Outras informações: 3244 4625

O que você achou desse conteúdo?