Logo O POVO+
Exposição percorre história das artes gráficas
Vida & Arte

Exposição percorre história das artes gráficas

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A partir da gravura Cristo Carregando Cruz, feita em 1475 pelo alemão Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas da história, a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural apresenta recorte preciso da evolução da arte. “Trata-se de um importante, significativo, relevante e potente conjunto de referenciais da arte ocidental produzida em cinco séculos”, sintetiza o curador Marcos Moraes, que desembarcou esta semana na Capital para a montagem da exposição. A mostra itinerante abre as portas hoje e segue até 1º de outubro deste ano, no Espaço Cultural Unifor.


“O recorte proposto possibilita acompanhamento tanto cronológico, quanto temático desse processo de desenvolvimento das diferentes técnicas que envolvem a produção de imagens impressas”, detalha Marcos. Ele completa: “O público pode ter um raro contato com mestres dessa produção, bem como um panorama do desenvolvimento e experimentação ligados ao às técnicas e linguagens gráficas”. A Enciclopédia Itaú Cultural define “gravura” como desenhos feitos em superfícies duras – madeira, pedra e metal – com base em talhos que podem ser reproduzidos através de suas matrizes.


Com um total de 148 imagens impressas em exibição, a mostra reúne obras originais de artistas como Édouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn. Outro destaque é o conjunto de charges do caricaturista e ilustrador Honoré-Victorien Daumier publicadas na publicação francesa Le Charivari, que são apresentadas aos público em “folha de jornal”, como antecipa o curador.


“A exposição foi pensada, organizada e proposta para ser uma forma autônoma de processo educativo ao utilizar recursos que possibilitam a compreensão de todos os aspectos apontados e ainda associando-os ao conhecimento das técnicas e seus procedimentos, independentemente de uma mediação”, afirma Marcos, apontado que o objetivo é focar no tripé arte, cultura e educação.


Itinerante, Imagens Impressas já passou pelas cidades de Santos e Curitiba. “A coleção apresentada possibilita um tempo de leitura de imagem que não é o habitual, outro ponto percebido pelo público, que se debruça, alguns minutos, fascinados pelas linhas, pela capacidade de, com elas, cada artista criar um universo sem limites, mas também único”, finaliza Marcos. Após passar por Fortaleza, a mostra seguem para temporada no Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO

 

Mostra Imagens Impressas

Quando: de hoje, a partir das 19 horas, até 1º de outubro (visitação de terça a sexta, das 9h às 19 horas; sábados e domingos, das 10h às 18 horas

Onde: Espaço Cultural Unifor (avenida Washington Soares - 1321, Edson Queiroz)

Entrada gratuita

Telefone: 34773319

 
O que você achou desse conteúdo?