PUBLICIDADE
Jornal

Atividades do Coredor Cultural adiadas para setembro

26/08/2017 01:30:00
NULL
NULL

A programação de cultura e lazer que iria inaugurar o chamado Corredor Cultural do Benfica neste último fim de semana de agosto foi adiada em um mês. A informação é do produtor-executivo do projeto, Chico Célio, que alegou contratempos internos da Universidade Federal do Ceará (UFC), relacionados à ordenação das despesas, além da articulação com outros órgãos, como a Prefeitura de Fortaleza, para justificar o atraso. “Sem esse apoio a gente não conseguiria viabilizar o evento. Esse mês a mais nos permitiu desenhar melhor a programação, conseguir novos parceiros”, explica Célio. O projeto é executado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), entidade conveniada à Universidade.


Com o novo prazo, as atividades obedecerão a um cronograma que se estenderá de setembro a dezembro, sempre no terceiro fim de semana de cada mês. Segundo Chico Célio, a programação oficial do Corredor Cultural deve ser definida por completo até o início de setembro. As atividades começarão no sábado, com shows na Concha Acústica da reitoria, das 17h às 22 horas. “Sempre com a participação de artistas do Benfica na lista de atrações, já que a ideia do projeto é envolver a comunidade local”, ressalta o produtor.


No domingo, entre 8h e 12 horas, um trecho de três quarteirões da Avenida da Universidade - entre as ruas Padre Francisco Pinto e Juvenal Galeno - será fechado para o trânsito e ficará livre para a circulação das pessoas. Os jardins da reitoria e o Museu de Arte da UFC (Mauc) estarão abertos para a comunidade. “Teremos feira de antiguidades, de artesanato, gastronomia. O Brincar Móvel, projeto de pesquisa e extensão da universidade que trabalha com atividades lúdicas para crianças estará no local. Teremos atividades voltadas para várias linguagens artísticas como o circo, por exemplo”, adianta. Além disso, o programa Brasileirinho, da Rádio Universitária, apresentado pelo jornalista Nelson Augusto, será transmitido ao vivo para o público que estiver no local. Nos dias de programação, a prefeitura também vai estender a ciclofaixa de lazer até o corredor cultural.


Sobre o envolvimento de outros equipamentos do entorno da reitoria na programação, Chico explica que “o intuito era integrar também espaços como o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e a Casa Amarela Eusélio Oliveira, além do Teatro Chico Anysio e algumas associações culturais, mas só a metade dos recursos foi captada, impedindo isso nesse primeiro momento”. “Estamos avaliando como incluí-los no projeto”, completa.

 

SAIBA MAIS

 

As atividades do corredor cultural do Benfica estão marcadas para os dias

- 23 e 24 de Setembro

- 21 e 22 de outubro

- 11 e 12 de novembro

- 16 e 17 de dezembro


A programação acontecerá nos sábados das 17 às 22 horas, e nos domingos, das 8 às 12 horas.

 

Serão investidos R$300 mil para custear as atividades do Corredor Cultural do Benfica. Os recursos foram captados pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), através do Edital Mecenas 2016, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). A Enel Distribuidora empregou os R$ 300 mil por meio de renúncia fiscal.


Adriano Nogueira

TAGS