Logo O POVO+
Amici's fecha as portas
Vida & Arte

Amici's fecha as portas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Casa de diferentes estilos musicais durante 17 anos, o Amici’s Bar encerrará suas atividades ainda este mês. O estabelecimento, que inclui também o restaurante Buoni Amici’s Pizzeria, recebeu diferentes projetos artísticos e ajudou a fortalecer o entorno boêmio no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Segundo o proprietário do local, Célio Paiva, o fator determinante para esse fechar de portas foi a movimentação de ambulantes nos arredores do equipamento cultural.


“Eu venho sofrendo com o Amici’s nesses últimos cinco anos, principalmente com a questão do comércio informal. Fizemos várias ações para alavancar o público, cobramos ingressos antecipados, mas não teve jeito. Pra você ter uma ideia, nos últimos três anos a gente vinha no vermelho. É desumano trabalhar desse jeito. Você não lucra nada”, aponta Célio. Segundo ele, a insegurança, sobretudo nos fins de semana, também tornou-se um ponto a mais para a decisão. “A verdade é que nós estamos sitiados”, lamenta, apontando que a violência urbana tem interferido em diferentes estabelecimentos na Praia de Iracema.


O DJ Guga de Castro, que durante 12 anos manteve o projeto Farra na Casa Alheia com festas no Amici’s, lamenta o fechamento. “O Amici’s é muito mais do que um restaurante ou casa noturna, é um espaço muito importante para os músicos locais e nacionais. Só com a Farra, por baixo, trouxemos 50 atrações nacionais e internacionais. É muito triste”, aponta, destacando a importância do bar como um espaço “do jazz, do blues, do samba e
muito mais”.


“Comecei a frequentar o Amici’s, em 2011, porque ele oferecia sempre uma programação alternativa e de bom gosto. Fui para shows de Eddie, Mundo Livre S/A, os tradicionais sambas e outras festas que ficarão agora como lembranças, infelizmente”, aponta Andressa Gadelha, 27, estudante. “O entorno do Dragão só perde com o fechamento da casa”.


Para o músico Felipe Cazaux, que já se apresentou em diferentes projetos no local, a cena musical perde um palco importante. “É uma pena, mas temos que entender o lado dele (Célio) como empresário. Para a música, é uma perda enorme, porque já tem tão pouco lugar e lá era um local que era sempre legal de tocar”.


Despedida

A casa funcionará até o dia 26 deste mês e terá programação de encerramento. No dia 25, sexta-feira, a partir das 20 horas, terá uma jam session com bandas e DJ’s de vários estilos. Já no sábado, 26, a partir das 17 horas, terá festa com chorinho, samba e participações especiais dos blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos. Já a parte da pizzaria vai ser transferida para outro endereço, ainda a definir.

 

O que você achou desse conteúdo?