Logo O POVO+
Academia Cearense de Cinema empossa, hoje, 40 membros
Vida & Arte

Academia Cearense de Cinema empossa, hoje, 40 membros

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A recém criada Academia Cearense de Cinema (ACC) realiza hoje a cerimônia de posse de seus 40 membros no Palácio da Luz, local que também abriga a Academia Cearense de Letras. O grupo, que vem tendo encontros mensais desde janeiro, foi reunido pelo pelo professor e pesquisador de cinema Régis Frota, também presidente da ACC.


Dentre acadêmicos fundadores estão os cineastas Rosemberg Cariry, Wolney Oliveira, Glauber Filho e a jornalista Lêda Maria Souto. “A Academia é um sonho antigo de todos nós, que somos herdeiros de uma geração que anos atrás deu a base para a gente fazer cinema em termos de estudo, pesquisa. Nós respiramos cinema”, comenta Lêda, ocupante da cadeira de número 23.


Um dos objetivos da Academia é promover a pesquisa em cinema, ampliando o fazer da sétima arte no Estado. Para isso, o grupo deve realizar cine-debates na terceira quarta-feira de cada mês, no Ideal Clube, a partir de setembro. “Vamos sempre exibir um filme de arte e depois ter um debate, tudo aberto ao público. Esses filmes comerciais já têm muito destaque, o que nós queremos é divulgar outros cinemas”, explica Régis Frota.


Além disso, a Academia quer levar exibições para as periferias. “Antes, Fortaleza tinha muitas salas de cinema no Centro, hoje a maioria é nos centros comerciais. Levar o cinema para a periferia é uma forma de descentralizar e fazer com que as pessoas conheçam mais do que os blockbusters”, completa o presidente. Posteriormente, o grupo deve promover cursos “para democratizar o fazer cinematográfico e trabalha essas relações entre cinema e outras áreas”, conclui Régis.


SERVIÇO

 

Cerimônia de Posse da Academia Cearense de Cinema

Quando: hoje, 5, às 9 horas

Onde: Palácio da Luz (Rua do Rosário, 1 - Centro)

Aberto ao público

 

O que você achou desse conteúdo?