Logo O POVO+
Festival reúne poetas cearenses no Dragão
Vida & Arte

Festival reúne poetas cearenses no Dragão

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Começa hoje a primeira edição do Letra Viva - Festival da Poesia de Fortaleza, que reunirá poetas, escritores, produtores culturais e público interessado em Literatura no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação terá debates, performances, mesas redondas, feiras poéticas e encontros de poetas. A entrada é gratuita.


O evento começa às 18h30min, no Auditório do Dragão do Mar, com o lançamento do jornal Mei-Pão, inspirado no movimento literário cearense Padaria Espiritual. Com distribuição gratuita, o periódico tem uma coletânea de textos dos participantes do evento. Mais tarde, também no auditório, acontecem os debates “De que fala a poesia” e “Poema e Espaço -Breve Quadro sobre o Cenário Poético de Fortaleza”.


“Em dez anos de poesia, vi muitas transformações, vi um espaço cultural construído e gerenciado por poetas, vi as favelas se articulando e construindo os seus saraus, vi as minas e os manos invadindo os ônibus com poesia”, elucida o poeta e produtor cultural Talles Azigon, curador do festival Letra Viva.


O evento, ele explica, é o resultado da energia de vários poetas fortalezenses reunidos. “(O festival) não é um primeiro passo, é aquele meio do caminho onde a gente para, se reconhece e prossegue o percurso. Fazer poesia em Fortaleza é uma antirealidade, é um remédio para o caos da urbe”, completa.


Ainda na quarta-feira haverá encontro de poetas, que farão performances na Arena Dragão, às 20h30min. Participam Anna Karine Lima, Antônio Baticum, Vitória Régia, Mateus Mesmo, Jesuana Prado e Francélio Figueiredo. O Letra Viva também terá uma Feira Poética, com comercialização de livros de escritores participantes da programação e de realizadores culturais que tiverem interesse em expor.


Amanhã, quinta-feira, 20, o Letra Viva inicia atividades às 18h30min, no Auditório do Dragão, com uma palestra sobre possibilidades para edição literária. O encontro terá representantes das editoras cearenses Substânsia e LuAzul. Às 20 horas, o evento terá o segundo encontro de poetas, que contará com nomes como Alan Mendonça, Ellen Gabrielle, Carlos Nóbrega, Tête Macambira, Jardson Remido e Nina Rizzi. Haverá palco aberto para participação de poetas da idade que quiserem participar. (Isabel Costa)


PROGRAMAÇAO

 

Letra Viva - Festival de Poesia

Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Auditório e Arena Dragão)

Quando: hoje, 19, e amanhã, 20, a partir das 18h30min

Info: http://bit.ly/2tmKo18

Destaques


Quarta-feira, 19


18h30 - Lançamento do Mei-Pão, distribuição gratuita


19h30 - Mesa redonda “Poema e Espaço - Breve Quadro sobre o Cenário Poético de Fortaleza” com Monique Souza, Nina Rizzi, Lúcia Medeiros.


Quinta-feira, 20


20 horas - Feira Poética com exposição e venda de livros dos poetas participantes.

 
O que você achou desse conteúdo?