Logo O POVO+
Cia. do Abração apresenta espetáculo sobre relações maternais
Vida & Arte

Cia. do Abração apresenta espetáculo sobre relações maternais

Cia. do Abração apresenta espetáculo com lembranças e afetos para falar de relações maternais. Texto é inspirado em livro de Sylvia Orthof
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Diversos sentimentos podem existir dentro das relações entre mães e filhos. Para falar desses sentimentos, na troca de afetos, saudades e lembranças, a Cia. do Abração traz à Caixa Cultural o espetáculo infantil Estórias de Brincantes de Muitas Mainhas. O espetáculo foi montado pela primeira vez em 2007 e já viajou diversas cidades do País.


No palco, três velhinhos ucranianos se encontram e contam um para os outros as histórias de suas mães e de outras que conhecem. Na ingenuidade, eles conversam, brincam e se emocionam. “Essa é uma história que transcende o que a gente conhece dessa relação entre mãe e filho. Tem esse lado quase mitológico, indo até para a relação que temos com a mãe Terra”, explica Letícia Guimarães, diretora do espetáculo.


A peça nasce inspirada no livro Se as Coisas Fossem Mães, de Sylvia Orthof, que põe personagens e elementos, como a Lua e uma chaleira, no lugar de figura materna. “Inspirado nessa brincadeira poética, vamos para o palco trabalhando a história em meio a objetos”, explica a diretora.

[QUOTE1]

A Cia. do Abração tem sede em Curitiba e, de lá, Letícia teve a inspiração para a estética do espetáculo. “A cultura curitibana tem muita influência dos países de leste europeu, então buscamos essa cultura ucraniana”, conta. O cenário é todo pintado a mão.


Após as apresentações, há um espaço de debate entre os atores Blas Torres, Ana Sercunvius e Edgard Assumpção com o público. Além da peça, amanhã, 8, será ministrada uma oficina com o tema Ludicidade no Teatro para Crianças. “É importante a gente entender esse encontro de culturas em um Brasil tão grande. O espetáculo é para crianças de todas as idade, para a família curtir essa experiência”, completa Letícia.


A oficina é gratuita e acontece das 9h30 às 11h30, na sala de ensaio da Caixa Cultural. Podem se inscrever crianças entre 8 e 11 anos. Para participar, é preciso enviar até hoje um e-mail para abracao@ciadoabracao.com.br. Os selecionados serão avisados por e-mail.

 

SERVIÇO

 

Espetáculo Estórias Brincantes de Muitas Mainhas, da Cia. do bração (PR)

Quando: sábado, 8, e domingo, 9, sempre às 16h e 18h

Onde: Caixa CulturalFortaleza (av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)

Quanto: R$ 10 (inteira)

Classificação: livre

Telefone: 3453 2770

 

O que você achou desse conteúdo?