Logo O POVO+
Literatura grega em discussão no CCBNB
Vida & Arte

Literatura grega em discussão no CCBNB

Edição Impressa
Tipo Notícia

O programa Literatura em Revista, iniciativa que reúne escritores no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), tem como tema hoje a literatura grega. O debate vai reunir especialistas para refletir sobre algumas passagens e personagens das tragédias e comédias. O evento, que começa às 17h30min, inclui ainda o lançamento das edições bilíngues da tragédia Electra, de Sófocles, traduzido por Orlando Luiz de Araújo, e da comédia Cavaleiros, de Aristófanes, traduzida por Ana Maria César Pompeu e pelo Grupo de Estudos Aristofânicos (GEA).


“A nossa literatura ocidental (contemporânea) é a recepção dos clássicos, especialmente os gregos, pois para se renovar ela precisa sempre visitar suas fontes”, aponta Ana Maria, que integrar a mesa de bate-papo junto com Orlando e Elvis Freire Silva (mestrando em Literatura Grega Clássica e Tradução). A mediação é do poeta Talles Azigon. “Os mitos gregos estão no nosso imaginário, já fazem parte da nossa literatura, que se iniciou com Homero, e desde então há o diálogo com ele e com os outros diálogos que se estabelecem a cada nova criação poética”, aponta.


A publicação de Cavaleiros, da editora cearense Substânsia, é inédita em português do Brasil e a primeira na língua em edição bilíngue — incluindo também a versão em grego. “É de grande importância que tenhamos uma tradução brasileira dessa comédia, de 424 a.C., a mais política de todas as peças de Aristófanes. Uma crítica forte ao demagogo Cléon e a sua política belicista, com objetivo de ganhos próprios em detrimento do povo”, avalia a tradutora.


O bate-papo no CCBNB enveredará também sobre os desafios da tradução e Ana Maria vai dividir a experiência do seu grupo de estudo, que já planeja o lançamento de outra peça de Aristófanes, A Paz.

 

SERVIÇO

 

Literatura em Revista

Quando: hoje, às 17h30min

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Conde D’Eu, 560)

Quanto: programação gratuita (cada livro custa R$ 40)

Telefone: 981543909

 
O que você achou desse conteúdo?