Logo O POVO+
Era do rádio revivida nos palcos
Vida & Arte

Era do rádio revivida nos palcos

Edição Impressa
Tipo Notícia
[FOTO1]

Num cenário em que os intérpretes ganham fama enquanto os compositores seguem anônimos, o espetáculo O Jardim de Humberto Porto propõe dar protagonismo ao homem por trás de canções que se tornaram sucesso nas vozes de Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Orlando Silva. A vida e a obra do baiano Humberto Porto (1908 - 1943) são os destaques do musical montado em Salvador e que agora chega à Capital. Serão duas apresentações, hoje e amanhã, às 18 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste.


“É um espetáculo teatral de gênero híbrido. Temos banda ao vivo tocando as composições dele e também temos o caráter de documentário muito forte revelando sobre sua vida”, aponta Thiago Pondé, diretor da obra. Ele é sobrinho-neto do artista homenageado e buscou nos acervos do Museu da Imagem e do Som, da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, informações sobre a obra do parente. “Eu cresci ouvindo a história do Humberto. Costumo dizer que (a peça) é uma celebração e uma catarse familiar”, conta. O violonista Rafael Pondé, que é o diretor musical, e o baixista Lucas Pondé também são sobrinhos-netos do compositor.


Dividido em três atos, o trabalho leva o público de volta à chamada “Era de Ouro do Rádio” para acompanhar o percurso do artista desde o início da carreira em Salvador, até sua chegada ao Rio e a repercussão de sua obra nacionalmente. Para costurar a história de um homem cheio de altos e baixos, a montagem se vale do programa de rádio ficcional Memória da Música Brasileira, apresentado pela personagem vivida pela atriz Evelin Buchegger. “Dentro dessa rádio fictícia, entra também áudios reais,como uma entrevista histórica em que Herivelto Martins, do Trio de Ouro, fala sobre o Humberto”, antecipa o diretor. “O País precisa de mais e mais trabalhos que resgatem nossa memória artística”, finaliza Thiago, ressaltando a importância de trazer à tona artistas pouco conhecidos.

 

SERVIÇO

 

Espetáculo O jardim de Humberto Porto

Quando: hoje e amanhã, às 18 horas

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Conde D´Eu, 580. Centro)

Programação gratuita

Telefone: 3209 3500


 
O que você achou desse conteúdo?