Logo O POVO+
História das aparições de Fátima ganha animação do O POVO
Vida & Arte

História das aparições de Fátima ganha animação do O POVO

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Após um mês de intensas pesquisas e trabalhos, o Núcleo de Audiovisual do O POVO lança um curta-metragem sobre a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Com roteiro e direção do jornalista Émerson Maranhão, a animação integra projeto lançado hoje, 13, para celebrar o centenário da primeira aparição da Virgem Maria aos três pastores. Foi disponibilizado um canal no O POVO Online com um extenso acervo documental. Parte do conteúdo foi produzido exclusivamente em Portugal. Além disso, um caderno especial está encartado na edição de hoje do jornal.


Para compor a animação, que tem cinco minutos e meio, o artista visual Carlus Campos foi convidado a produzir 40 desenhos inspirados na narrativa. Carlus é um dos mais notórios ilustradores do Ceará. Ele explica que as produções com estética fantástica e espiritual são recorrentes em sua obra.


As 40 telas ganharam movimento com o trabalho de Henrique Silvestre, integrante do Núcleo de Audiovisual. Para compor o curta-metragem, o sound design André Silvestre fez o desenho sonoro. “Em uma animação, uma parte muito importante para dar verossimilhança é a ambientação sonora. É ela que reforça a impressão de ‘realidade’ do que está sendo visto”, elucida Émerson Maranhão.


A edição do curta foi um trabalho conjunto de André Silvestre e de P.H Diaz. As vozes que dão vida a animação são conhecidas dos leitores do O POVO. Ivonilo Praciano faz a narração e Maísa Vasconcelos empresta a voz para Nossa Senhora.

 

O POVO online

O curta-metragem pode ser conferido no canal especial no O POVO online sobre o Centenário das Aparições. Lá está o material do caderno, encartado no O POVO de hoje, com reportagens e conteúdo exclusivo produzido em Portugal pela jornalista Ariadne Araújo. As produções mostram como foi a vida dos três pastores, como a celebração movimentou a cidade de Fátima e conta ainda as histórias de peregrinos que fazem sofridas caminhadas em nome da fé até chegar ao Santuário de Fátima.

especiais.opovo.com.br/nossasenhoradefatima

 

O que você achou desse conteúdo?