Logo O POVO+
Fotógrafo leva exposição sobre papangus para 18º Dragão Fashion Brasil
Vida & Arte

Fotógrafo leva exposição sobre papangus para 18º Dragão Fashion Brasil

Em meio a looks fashionistas, o fotógrafo Nicolas Gondim conquista olhares no Terminal Marítimo com exposição que evidencia a figura dos papangus
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O termo “arrumação”, no melhor cearensês, remete à traquinagem, peraltice. Tem um sentido parecido com o “fazer arte”, como na aplicação da seguinte frase: “Menino, deixa disso, tu vai fazer uma arte”, preocupação que pode vir de uma mãe ao ver o filho se arriscando em alguma brincadeira. Foi pela vontade de “fazer arte” que o fotógrafo Nicolas Gondim pensou a mostra Arrumação. Esse trabalho, que já foi exibido no Salão de Abril (principal evento de artes plásticas da Capital), agora está nas paredes do Dragão Fashion Brasil (DFB), que sempre foi a “casa” do fotógrafo.

 

“Sou apaixonado por moda e comportamento e pelo modo com que as pessoas se expressam através da forma de vestir. Por isso o nome, que vem de se aprontar, mas também da arrumação, que lembra uma ‘marmota’, brincadeira irreal e ilógica dos papangus”, explica Nicolas, ao traçar o paralelo entre as passarelas e essa manifestação popular. Os papangus são esses personagens que se ornamentam com máscaras e espadas. Eles são comuns em algumas regiões do País em períodos como Carnaval, Páscoa e nos reisados.


O fotógrafo buscou em suas referências infantis a imagem dessa entidade lúdica. “Eles fazem parte do meu imaginário, de quando eu ia ainda criança passar a Páscoa no sertão ou nas praias. É uma tradição já meio escassa. Eles saem em vilarejos ou pequenas cidades do Interior pra roubar o Judas”, resgata. A partir de um olhar experiente de cobertura de eventos de moda, Nicolas enveredou por pesquisa sobre a vestimenta dos papangus. “Meu interesse por eles é pela forma como se cobrem, se vestem e misturam as roupas com elementos e acabam criando uma imagem forte de moda, que no fundo é uma ‘não moda’. Não tem nada a ver com nada e acaba sendo tudo pois traz varios significados”.

[QUOTE1]

A trajetória do artista visual tem forte relação com o Dragão Fashion nesses 18 anos do evento. “Acompanho o Dragão desde quando foi pensado. Nas primeiras edições, eu fazia maquiagem e depois corria pra fotografar os desfiles, depois só fazia fotos de passarela e, de alguns anos pra cá, tenho me dedicado somente às fotos de backstage, pois me permite estar mais perto das roupas, das modelos, das arrumaçoes”, conta. Para ele, mais do que o resultado, na moda e na cultura popular, o que interessa é o processo. “Gosto muito desse processo de construção da imagem de moda, como juntar tudo até criar a imagem que é apresentada na passarela ou que é fotografada. Isso que é o mais bacana da fotografia de moda, poder contar histórias com todos esses elementos”, elabora.


A exposição divide espaço com looks fashionistas no Terminal Marítimo de Passageiros, onde acontece o DFB. “Ter os papangus num evento de moda é uma oportunidade para questionar a moda em si, o que vestimos, as ‘modas’ que seguimos, principalmente neste momento atual de Instagram, onde somos tão bombardeados com imagens que acabam influenciando nosso consumo e a forma como nos mostramos para as outras pessoas, para o
mundo”, finaliza.


SERVIÇO

 

Mostra Arrumação

Quando: até o próximo sábado, 27

Onde: no hall de entrada do Terminal Marítimo de Passageiros (av. Vicente de Castro, S/N)

Entrada franca


PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO DFB

 

Hoje, 26


Minipalcos - a partir das 18 horas


Coral Infanto-juvenil do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza %2b


Acordes Mágicos


Livraria Senac - às 19 horas


Lançamento do livro Ilustração de Moda, de Marcelo Belisário

 

Palco Ceará Sobe o Som - às 22 horas


Show da banda The Dillas

 

- às 23 horas


Show da banda In Beats


Amanhã, 27


Minipalcos - a partir das 18 horas


OJK ou Sexteto do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza %2b em Joy


Palco Ceará Sobe o Som - às 22 horas


Show da banda Reite

 

- às 23 horas


Boss in Drama


Programação gratuita. Para ver datas e horários de desfiles e palestras do DFB acesse:


dfhouse.com.br


Transporte até o local:


-Ônibus gratuito partindo diariamente do Iguatemi, a partir das 15 horas

 

- Vans de embarque/ Desembarque na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense

O que você achou desse conteúdo?