Logo O POVO+
Projeto Fortaleza a Pé completa 22 anos
Vida & Arte

Projeto Fortaleza a Pé completa 22 anos

Idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares, projeto propõe mais de 30 roteiros que passeiam por uma Fortaleza conhecida por poucos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Dos 48 anos de vida, Gerson Linhares possui 30 dedicados ao turismo. À época como professor universitário, uma de suas atividades de campo acabou resultando no que veio a ser o Programa Fortaleza a Pé. “Em 1995, eu lecionava na área de patrimônio histórico. Aí eu resolvi fazer uma pesquisa junto com os alunos. Todos os domingos a gente ia caminhar pelo Centro, e começaram a aparecer curiosos, pessoas que se juntavam com a gente nas caminhadas”, relembra ele, que atualmente coordena também a ONG Caminhos de Iracema e o Museu do Caju, na Jurema (Caucaia).


Realizando caminhadas culturais pelos pontos turísticos de Fortaleza, em especial o Centro “por ser o bairro com o maior número de edificações históricas da Cidade”, o projeto completa 22 anos agora em 2017 praticamente da mesma forma como começou: sem apoios. “As pessoas costumam me dizer: ‘Gerson, você faz um trabalho de formiguinha mesmo!’ Mas é isso... Desde 1995, na época do Juraci Magalhães ainda, que eu fico pleiteando apoio, mas sempre vejo um desinteresse porque a maioria dos cargos são políticos e não técnicos, ou seja, eles não conhecem o assunto”, argumenta.

[QUOTE1]

Terceira experiência mais antiga do Brasil (perdendo somente para Rio de Janeiro e São Paulo) e a pioneira e única nesses moldes na Cidade, o Fortaleza a Pé possui, de acordo com Gerson, 30 roteiros diferenciados para públicos também distintos. “Existe o passeio pelos equipamentos culturais, outro pela literatura de José de Alencar... O mais tradicional que nós fazemos contempla cerca de 60 edificações, o que dá de três a quatro horas de passeio”, adianta. No caso das crianças, de duas a três horas são suficientes para elas conhecerem os espaços, acompanhadas sempre do mascote Bode Ioiô.

 

“Isso torna o passeio bem mais lúdico pra elas. Um artista veste o boneco e contracena com uma linguagem mais simples para a criança e é bacana”, explica Gerson. Grupos de Melhor Idade, turistas e escolas – principalmente as da Rede Pública de ensino – recebem um carinho especial do programa “porque eu fui aluno de escola pública e sei da dificuldade que é”.

 

Álbum de figurinhas

Paralelo ao passeio, o Fortaleza a Pé desdobra-se também em um álbum de figurinhas, custeado também pelo próprio Gerson. “Já tem uma primeira edição e lançaremos a segunda no aniversário de Fortaleza, quando faremos o passeio especial”. Numa parceria com o Museu do Ceará, a publicação é comercializada a R$ 20. Com 24 páginas, 72 figurinhas e textos explicativos com dicas, a cada cinco vendidos, um é doado a estudantes de escola pública. “Pretendo também destinar uma parte da renda para fazer uma exposição itinerante em shoppings e terminais de ônibus, além de um mapa de bolso. Mas meu sonho mesmo era que o programa virasse um Projeto de Lei. É uma ideia tão simples, né?”.

SERVIÇO

 

Programa Fortaleza a Pé

22 Anos: Caminhada Especial de Aniversário e lançamento do álbum de figurinhas do projeto

Quando: dia 13, das 8h às 11h

Onde: saída da Praça do Ferreira

Preço do álbum: R$ 20

Outras info: (85) 3237 2687 / 9 8835 9915 (Gerson Linhares)

Facebook: Fortaleza a Pé

 

O que você achou desse conteúdo?