Logo O POVO+
Marcelo Gleiser participa da Bienal do Livro do Ceará
Vida & Arte

Marcelo Gleiser participa da Bienal do Livro do Ceará

Marcelo Gleiser aproxima questões científicas e filosóficas na busca pelo sentido da existência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

A busca pelo sentido da existência e a vontade de entender nosso papel no universo são questões que permeiam a humanidade. Essas indagações se tornam ainda mais fortes pelo fenômeno que nos rodeia: a vida. É no tripé religião-ciência-filosofia que estão as bases para se enveredar por essa busca, é o que acredita o físico e professor Marcelo Gleiser.


Autor de livros que tratam a ciência de um modo descomplicado - com os quais ganhou dois prêmios Jabuti -, ele estará presente na Bienal do Livro do Ceará para debater a humanidade, o universo e a vida sob perspectiva da ciência, filosofia e religião.


“Vejo uma transformação ocorrendo hoje devido à essa nova percepção da importância e raridade do nosso planeta oferecida pela ciência. Ao nos relacionarmos com o mundo de modo mais profundo, despertamos também um novo tipo de espiritualidade, inspirada pela beleza do mundo natural e por nossa compreensão de que estamos todos juntos no mesmo barco”, comenta.


Aproximar a ciência de quem não entende nada de fórmulas, sem afastar do saber poético ou das questões espirituais pode parecer uma tarefa quase impossível. Porém, Gleiser procura resolver isso ministrando um curso chamado “Física para Poetas”, na Dartmouth College, nos EUA. “Não uso equações e sim ideias para estruturar as aulas. Ideias e os ideais dos homens e mulheres que contribuíram e contribuem para a construção dessa incrível narrativa da natureza chamada ciência”, explica.


Esse cuidado ao estruturar as ideias se reflete na sua escrita. Leitor de Jorge Luis Borges, Edgar Alan Poe, Fernando Pessoa e Monteiro Lobato, é se pondo no lugar do outro que Marcelo tenta escrever. “Quero criar uma narrativa que tenha significado universal, que diga algo válido para o maior número possível de pessoas, independente de onde moram ou no que acreditam”.


Em seu último livro, A simples beleza do inesperado, Marcelo resgata da infância momentos que refletem a busca pela essência e o mistério das coisas que não consegue explicar. Portanto, é ainda na infância que a curiosidade deve ser explorada, podendo formar inclusive novos leitores.


Para ele, é no fazer perguntas que crescemos, porém, o processo educacional não é desenhado para incentivar a dúvida, e sim o culto da certeza. “As crianças que perguntam ‘por quê?’ são em geral silenciadas, sua curiosidade tachada de errada ou de inapropriada. Isso é um crime, e pagamos o preço no final, criando uma sociedade apática, que não se questiona sobre o mundo ou sobre a importância de suas vidas. O Brasil tem muita gente criativa, mas precisa de muitas mais”, defende o professor.


Literatura e ciência

O convite para que Gleiser viesse à Bienal partiu da busca por fomentar uma literatura científica que interaja com a sociedade, comenta Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado. Para o secretário, é preciso entregar produtos literários que facilitem o conhecimento desses fenômenos que acontecem em nossas vidas.

 

Durante os dias da Bienal, textos acadêmicos que versam sobre temas como química e botânica, produzidos por pesquisadores cearenses, serão apresentados como um modelo do que pode ser feito.“Na Bienal vamos fazer esse exercício de ver o que podemos aperfeiçoar, a linguagem que podemos utilizar para aproximar as pessoas, e não que elas se assustem com uma fala totalmente científica”.


Inácio também acredita que “descomplicar” esse tipo de leitura pode ser a porta de entrada para outros saberes. “Há ainda um mercado que é pouco explorado. Se publicam muitas teses, as pessoas ficam receosas de ler. Se você deixar essa produção voltada somente para a academia, você deixa de transformar um produto que poderia trazer muita riqueza”, conclui.

 

SERVIÇO

 

A humanidade, o universo, a vida: perspectiva da ciência, filosofia e religião, com Marcelo Gleiser

Quando: domingo, 16, às 20 horas

Onde: Sala 9-10, Mezanino 2 da Bienal do Livro (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Entrada franca

Outras informações: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

 

O POVO online


Veja mais informações sobre a Bienal em

especiais.opovo.com.br/bienaldolivro

 

VIDA&ARTE INDICA


Destaques da programação de hoje


9h30min às 20 horas - Espaço Harry Potter: exposição comentada “Mundo mágico de J.K Rowling e a literatura fantástica”. Grupo Ascendio.

Onde: Sala Mágica

 

10 horas - Histórias singulares: personagens cotidianos. Mestre Bule-Bule com mediação de Klévisson Viana.

Onde: Café Literário

 

11 horas - Paula Pimenta: diálogo com o tema Sonhos que viram livros.
Onde: Espaço Verde


13 horas - Projeto Pé De Livros. Oficina de Bonecas Abayomi e contação de Histórias. Com presença de Elvis Jordan.

Onde: Sala Literatura e Circo

 

15 horas - Clube Ponto de Leitura. Encontro de abril, com homenagem aos 150 anos do escritor Adolfo Caminha e conversa sobre A Normalista e Bom Crioulo. Mediadores Cris Menezes e Leonilia Militão.

Onde: Praça Mário Gomes

 

16 horas - Rodas de Saberes com mestres e mestras da Cultura: O corpo é uma festa, o coração um templo sagrado. Mestre Moisés Cardoso (dança do coco -Trairi), Mestre Piauí (boi e reisado - Quixerambim) e Mestra Dona Mazé (tradições juninas - Caucaia). Mediação: de Oswald Barroso.

Onde: térreo

 

17 horas - Lançamento do livro Coração de Mosaico (Edições Demócrito Rocha) da autora cearense Marília Lovatel

Onde: Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense

 

18h30min - Luiz Ruffato e Socorro Acioli no debate Em que medida o real incita a gerar novos mundos? Mediação de Marco Severo.

Onde: Sala Moreira Campos

 

19 horas - Show Esperando a Feijoada com Tarcísio Sardinha, Pardal, Gildo, Roberto Carioca e Heriberto Porto.

Onde: Fortaleza Boêmia

 

O que você achou desse conteúdo?