VERSÃO IMPRESSA

Conheça a estrutura dos cinemas de Fortaleza

01:30 | 05/04/2017
[FOTO1]

Ir ao cinema requer, além da escolha de um bom filme, atenção para a estrutura dos espaços. Em Fortaleza há grande variedade de salas, concentradas, em sua grande maioria, nos shoppings centers. A pesquisa passa por saber quais salas exibem filmes em 2D, 3D ou 4D, estendendo a outros serviços que oferecem experiências diferenciadas.


O V&A listou algumas delas. Confira os recursos das salas:


UCI Cinemas

A maior cadeia de cinemas do Brasil dispões, em Fortaleza, de 18 salas, sendo 12 no shopping Iguatemi e seis no shopping Parangaba. Além das salas com 2D e 3D Digital, há as com 3D Digital 4K, intituladas de XPLUS e IMAX. Estas salas têm uma tela de quase 100m² com alta qualidade de imagem e som. A XPLUS possui o sistema de som DolblyAtmos que envia sinais sonoros em todas as direções. Já a IMAX tem sistema a laser, distribuindo o áudio em localizações específicas de acordo com o ruído.

Cinépolis

A rede está presente nos cinemas dos shoppings RioMar Fortaleza (10 salas) e Kennedy (seis salas), além do North Shopping Joquei (cinco salas). No RioMar Fortaleza há salas que oferecem uma experiência diferenciada, como o sistema 4D e a sala VIP.

A primeira dá total imersão aos espectadores, sincronizando os movimentos dos assentos de acordo com o que acontece na tela. Já a segunda tem alta qualidade de imagem e som, além de cadeiras reclináveis eletricamente em couro, oferecendo uma experiência de luxo e conforto. No RioMar Fortaleza, há, ainda, as sessões do tradicional Cinema de Arte.


Centerplex

Com 11 salas disponíveis na Capital, sendo seis no Via Sul e cinco no Grand Shopping Messejana, os cinemas têm tecnologia 2D e 3D com projetores automáticos que dão maior nitidez.

 

Arcoplex

Nos shoppings Aldeota, Del Paseo e Pátio Dom Luis, a distribuidora responsável pela exibição dos filmes é a Arcoplex. Ao todo são sete salas distribuídas pelos três estabelecimentos. Shopping Aldeota e Pátio Dom Luis possuem salas com projeção em 2D e 3D. Já no Del Paseo apenas 2D.

 

Benfica

Com quatro salas, o Cinema do Shopping Benfica tem capacidade para mais de 600 pessoas, contando com espaço para cadeirantes e obesos, poltronas em couro, solo com declive tipo Stadium, tela Flet, projetor com Imagem Digital 2K e 4K, som frontal e lateral Dolby Digital 5.1, Sistemas 3D Dolby.

 

Cinema do Dragão

O Cinema do Dragão é uma boa alternativa para quem quer escapar do circuito de shoppings, funcionando no Centro Cultural Dragão do Mar. São apenas duas salas, sem exibição em 3D, mas que trazem um diferencial no catálogo de filmes. A programação é pensada semanalmente, por meio de uma curadoria.

Uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm. Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package). O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1.


Cineteatro São Luiz

Situado na Praça do Ferreira, o Cineteatro São Luiz é o equipamento mais antigo da lista de cinemas em funcionamento da Capital.

O Cineteatro dispõe de 1050 lugares, sendo 666 lugares na plateia inferior e 384 lugares na plateia superior. Com um moderno sistema digital de exibição - projetor DP2K-32B da Barco, operando em 2K e com capacidade de exibição em 3D -, o equipamento da possui sistema de som Dolby Digital 7.1, podendo operar também nos modos 5.1, mono e estéreo. (O POVO Online)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS