VERSÃO IMPRESSA

As várias facetas do violão

O Duo Siqueira Lima se apresenta encerrando a programação do Encontro Mestre e Aprendiz, tocando de Villa-Lobos a Dominguinhos

01:30 | 08/04/2017
[FOTO1]

O Teatro Tapera das Artes apresenta hoje o Duo Siqueira Lima, formado por Cecília Siqueira e Fernando Lima, como encerramento da programação do projeto Encontro Mestre e Aprendiz.


Para mostrar as várias facetas do instrumento, o duo irá apresentar um repertório variado, com músicas desde o período barroco até o mais atual da MPB. “São composições de Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Villa-Lobos, até Dominguinhos, Sivuca e Piazzolla”, explica Fernando. Toda esta mistura vem muito da troca de experiências entre Cecília, que é uruguaia, e Fernando, que é brasileiro.


Com quatro discos gravados, o entrosamento é tanto que eles chegaram a apresentar uma canção a quatro mãos. “São muitos anos de trabalho, 13 já. Esse número que tocamos juntos, o Tico Tico no Fubá a quatro mãos, é bastante complexo, quase acrobático e só possível pelas muitas horas de trabalho juntos”, conta Fernando.

[QUOTE1]

Além do show, a dupla vem participando, desde o último dia quatro, de oficinas e palestras com os alunos do projeto. “Tem sido excelente. Ficamos entusiasmados em ver o quão bonito é o trabalho dessas instituições, que essas crianças vêm aprendendo todos os elementos básicos, tudo passado com muito cuidado pelos educadores”, comenta o artista.


Para o violonista, um trabalho como este é importante, porque, apesar de o violão ser um instrumento popular no País, ele é mais apresentado apenas como um acompanhamento, presente com alguns acordes.


“Em muitas casas existe aquele violão que todo mundo toca, mas não existe isso de aprofundar. Um projeto como esse instrui essas crianças de que esse instrumento pode ser muito mais do que a gente vê na música popular”, completa.


O Encontro Mestre e Aprendiz, promovido pela Tapera das Artes e o Centro de Pesquisa e Difusão da%u202FArte-Imaginário, articula uma pesquisa de diálogo musical e referências pedagógicas e artísticas, explica o maestro Ênio Antunes, diretor do projeto.


“Esse foi um dos motivos do convite ao Duo, aprofundar a pesquisa no violão, porque eles trabalham a música com uma exímia técnica e ousada. Além disso, eles revelam os compositores brasileiros que desenvolveram para seus discos e trazê-los é reconhecer o cenário brasileiro”.


O diretor comenta ainda que o projeto tem revelado talentos na área. “Nós temos no Ceará um universo muito fértil na arte. Esse encontro é para ressignificar a música de concerto e poder elevar a construção cultural do indivíduo, a visão de mundo deles, e trazer referências tanto para quem aprende quanto para quem ensina”, completa Ênio.


SERVIÇO

 

Encontro Mestre & Aprendiz apresenta Duo Siqueira Lima

Quando: hoje, 8, às 19 horas

Onde: Teatro Tapera das Artes (rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz)

Entrada franca

Outras informações: (85) 3361 2704


 

LARISSA PACHECO

TAGS