Logo O POVO+
Pacatuba vira palco da música independente
Vida & Arte

Pacatuba vira palco da música independente

A primeira ação de formação do festival Ponto.CE deste ano acontecerá em Pacatuba, com shows e oficina sobre o cenário musical independente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

[FOTO1]

Há 11 anos incentivando a música independente do Ceará, o festival Ponto.CE já começa suas atividades deste ano. Hoje, 3, e amanhã, 4, Pacatuba receberá algumas das ações formadoras que o Ponto.CE organiza antes do grande festival, que acontece em novembro. Será a primeira passagem do evento pelo Interior.


Os dois dias contam com oficina para artistas e produtores, além de shows das bandas Subcelebs, Sulamericana, Old Books Room, The Andies, Lutherking e Homus Urbano (as duas últimas de Pacatuba). A oficina Palco – Não é só chegar e tocar será ministrada Igor Miná e Alinne Rodrigues, da Mocker Música & Comunicação.


A oficina tratará aspectos teóricos relacionados a shows e produção de eventos, e práticos, ensinando, por exemplo, como fazer um mapa de palco. “Ao apostar numa programação que não se restringe aos shows, como as oficinas de formação, o Ponto.CE mostra que entende e segue a lógica contemporânea de festivais do País e do mundo de que a música independente é um mercado, uma indústria com muitas questões a serem debatidas”, explica Igor Miná, produtor musical, engenheiro de som e diretor criativo da Mocker.

[QUOTE1]

Para Rafael Barreira, que participa da organização do evento e terá oficina ministrada na próxima ação, em Quixadá, as programações que acontecem durante o ano servem para manter a conexão entre o evento e seu público, tornando-o não apenas um festival isolado no fim do ano. Barreira explica que a ideia de levar o Ponto.CE ao Interior será essencial para o incentivo da música independente em tais locais. “Os músicos saem de seus municípios para vir à Capital, eles acham que é preciso uma estrutura que não têm, quando, na verdade, o que mais precisam é incentivo”, afirma.


Após a etapa em Pacatuba, o Ponto.CE passa por Quixadá, dias 10 e 11 de março; Sobral, com a mostra de música instrumental Afônico; e pela capital cearense com a edição especial Ponto.CE na Praia, em abril, na Praia do Futuro, que contará com a banda paulista CPM 22.


Além da música, o Ponto.CE envolve ainda outras expressões artísticas, como dança, audiovisual e programação infantil. Nos 11 anos de história, o Ponto.CE contou com participação de atrações vindas de 17 estados e cinco países, como Noruega, Escócia e Estados Unidos.

 

SERVIÇO

 

Ponto.CE


Programação:


3 de março


13h – Oficina Palco – Não é só chegar e tocar


19h – Shows com Subcelebs, Lutherking e Sulamericana


4 de março


13h – Oficina Palco – Não é só chegar e tocar


19h – Shows com Old Books Room, The Andies e Homus Urbano


Onde: Teatro Maria Betiza (R. Maj. Crisanto de Almeida, 2038 - Centro de Pacatuba)


Gratuito.

 
O que você achou desse conteúdo?