Logo O POVO+
Livro infantil ganha edital nacional de educação
Vida & Arte

Livro infantil ganha edital nacional de educação

João e o Pé de Feijão foi o único cearense selecionado do Pnaic por uma banca formada por profissionais da Universidade de São Paulo (USP)
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Cristina Brito

Especial para O POVO

cristinabrito@opovo.com.br


A Fundação Demócrito Rocha (FDR) foi vencedora do 1º edital do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação, lançado em 2013, com o livro João e o Pé de Feijão. A autoria da obra é do cordelista Klévisson Viana e as ilustrações, com referências do universo pop, são assinadas pelo artista gráfico e ilustrador Hemetério.


A obra, das Edições Demócrito Rocha (EDR), é uma adaptação em poesia de cordel do clássico da literatura infantil João e o Pé de Feijão, conto inglês do início do século XIX e popularizado Joseph Jacobs em 1890. A entrega de 103 mil exemplares ocorreu em fevereiro deste ano, para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, em diversas escolas de todo o País que são atendidas
pelo Pnaic.

[QUOTE1]

“Nós fomos a única editora do Ceará a ter um livro escolhido nesse edital, que reúne professores e críticos do Brasil inteiro para avaliá-los. É uma prova de que esse livro é adequado para a escola, ou seja, não é só na qualidade do ponto de vista do texto, da ilustração, mas também que ele pode ser utilizado para incentivo da leitura na escola”, ressalta a editora-executiva das Edições Demócrito Rocha, Regina Ribeiro.


O EDITAL

O Ministério da Educação (MEC) lança o edital e recebe os livros de todas as editoras do Brasil, que podem enviar no máximo 15 obras. Quem faz a triagem e examina os exemplares recebidos é a Universidade de São Paulo (USP), eles têm uma banca com professores da área de literatura infantojuvenil, escritores, designers, entre outros profissionais. No caso da EDR, foram enviadas oito obras infantis para o edital em 2013.

 

SAIBA MAIS

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a participação articulada entre Governo Federal e governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, dispostos a assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 

O que você achou desse conteúdo?