VERSÃO IMPRESSA

Artistas fazem sucesso com trabalhos inspirados em personagens nerds

01:30 | 04/03/2017
[FOTO1]

Sabryna Esmeraldo

sabryna@opovo.com.br

 

Se para muitas pessoas o gosto por desenhos animados, quadrinhos e outros conteúdos que consumimos quando crianças ficou apenas na infância, para outros, os personagens e os traços das imagens não apenas fazem parte da rotina como são fundamentais em suas profissões. Para a tatuadora Ana Clara Felix, a afinidade que sempre teve com a temática nerd se tornou um diferencial em seu trabalho. Já para o designer e ilustrador Ricardo Lira, é a essência do que se propõe a fazer.


O público? Outros apaixonados pela cultura nerd. Pessoas que gostariam de se transformar no personagem de seu desenho favorito ou gravar na própria pele elementos do desenho, filme ou livro que lhe marcou.

[QUOTE1]

Você é o personagem

No convite do casamento, os noivos, desenhados em traços de anime, interagem com dois pokemons. Em uma lembrança para um amigo ou namorada, eles podem protagonizar a cena cercados por digimons, ou talvez seres do universo de Harry Potter. O designer e ilustrador Ricardo Lira viu seu trabalho passar por um “boom” de procura após postar uma imagem em que misturava o desenho de um cliente com personagens da temática nerd. “Viram e começaram a pedir também para serem desenhados com seus personagens favoritos”, conta.

 

Natural de Ipu, Ceará, o artista tem paixão por desenhar desde criança, período em que também começou a consumir conteúdo atualmente visto como nerd. A união dos dois gostos passaria de hobby a trabalho de forma muito natural.


Pokemons, digimon, Harry Potter e Sakura Card Captor estão entre os temas trabalhados pelo ilustrador, que mistura estilos orgânicos – pincéis, aquarela, grafite, nanquim – a edição digital.

[FOTO2]

Em pouco mais de um ano realizando esses projetos, Lira já recebeu encomendas de países como Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, México, Chile, Colômbia e Equador. “Estou com encomendas marcadas até junho, e tenho cerca de 40 e-mails para responder de encomendas”, comemora.


Na pele

Darth Vader, Cogumelo do Mário Bros, o pokemon Dito, RPG e Lisa Simpson estão entre os personagens que Ana Clara Felix já gravou na pele de seus clientes. A cearense de 24 anos faz cerca de quatro tatuagens com temas nerds por mês.

 

Estudante de arquitetura, Ana Clara sempre teve habilidade com o desenho e afinidade com a temática nerd. “Comecei a desenhar e as pessoas começaram a me procurar para tatuar, porque para mim seria mais fácil desenvolver um desenho para elas, por já entender do assunto”, conta.


Conforme explica, a procura pelo trabalho se deve ao laço afetivo que esse tipo de conteúdo gera em seus consumidores, que passaram, muitas vezes, toda a infância acompanhando novos episódios, edições etc. “Hoje, já é super comercializado”, comenta.


O POVO online


Veja conteúdo completo em:

www.opovo.com.br/revistas

 

TAGS