VERSÃO IMPRESSA

Obra de Sérvulo Esmeraldo em destaque

01:30 | 08/02/2017
[FOTO1]

Renato Abê

renatoabe@opovo.com.br

A extensa e plural obra deixada por Sérvulo Esmeraldo, expoente das artes plásticas que morreu no último dia 1°, é tema de palestra realizada amanhã, a partir das 19 horas, no Mediador - Centro de Desenvolvimento Profissional. Quem conduz a conversa é a historiadora da arte Carolina Ruoso, doutora pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e curadora do Sobrado Dr.
José Lourenço.


“Sérvulo teve uma importância central no diálogo com as instituições culturais, na criação de possibilidades de circulação de artistas locais e na elaboração de exposições internacionais no Ceará”, destaca Carolina, pondo em evidência o papel do artista do Crato como um grande articulador das artes cênicas no Ceará.


Carolina, que pesquisa o Museu de Arte da UFC (Mauc), aponta que Sérvulo teve atuação decisiva para o crescimento dessa instituição. “Ele teve atuação na criação da coleção de arte estrangeria do Mauc, intermediando contato com os artistas na Europa”, conta, pontuando o reconhecimento em escala mundial que o artista cearense alcançou.


Durante pelo menos seis anos de pesquisa, a historiadora estudou cartas, desenhos, refez o percurso de Sérvulo na Europa, viu exposições dele em Paris. Para Carolina, a obra de Sérvulo apresenta a possibilidade de imaginar um Ceará cosmopolita. “A obra dele nos ajuda a pensar o Estado não como o lugar da seca, mas a partir da relação com as tecnologias. Ele é extremamente importante também por dizer que o Ceará é um lugar plural e aberto”, conclui.

 

Papo aberto sobre Sérvulo Esmeraldo

Quando: amanhã, às 19 horas

Onde: Mediador (av. Santos Dumont - 1687, sala 407)

Inscrições gratuitas: 85. 9 9292.0577

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS