VERSÃO IMPRESSA

Sana Fest começa hoje no Centro de Eventos

A 17ª edição do Sana, evento de cultura pop já marcado no calendário de Fortaleza, começa hoje com a promessa de reunir otakus, geeks e nerds

01:30 | 20/01/2017

[FOTO1] 

João Gabriel Tréz

ESPECIAL PARA O POVO

joaogabriel@opovo.com.br

 

Os fãs de animes, mangás, seriados, games e cultura pop em geral têm encontro marcado no Sana Fest 2017. O evento chega neste ano à 17ª edição com programação dividida entre hoje, sábado e domingo, no Centro de Eventos. Os ingressos para cada um dos dias podem ser comprados na bilheteria do local a partir das 8 horas de hoje. Uma marca desta edição é a abertura ainda maior para experiências da cultura pop e geek. Nos anos iniciais, o Sana surgiu com o intuito de ser um evento voltado para a cultura asiática, perfil que foi evoluindo com o passar das edições.


Atualmente, as atrações são diversas para um público também diverso. Para Igor Lucena, diretor do evento, tais mudanças são consequências, inicialmente, de novos investimentos da indústria do entretenimento. “Nossa raiz é nas animações e quadrinhos japoneses, mas estamos vendo que o mercado geek investe no crossmedia, ou seja, livro que vira filme, filme que vira jogo”, analisa.


A principal causa desse movimento de abertura, no entanto, é o público e suas solicitações crescentes. “A gente tem dez horas de atividades diárias, e nesse ano são três dias. Mesmo assim, o leque de ações não é o suficiente para conseguir suprir o que o público demanda”, afirma. “As áreas mais demandadas hoje são os games e seriados, então estamos aumentando, tornando mais plural, até para agregar outros públicos”, projeta Igor.


Nesse contexto, a proposta da organização do evento é apostar numa receita que mistura atrações clássicas e novidades. Entre os principais destaques do Sana Fest 2017, estão as presenças de convidados nacionais e internacionais, arena temática de Pokémon, competição de cosplay e feira de quadrinhos. Uma das principais novidades é o projeto Empreender Geek, que conta com palestras e mesas de discussão para ajudar pessoas que querem transformar o gosto por cultura pop em uma profissão.


O evento recebe uma das seletivas nacionais do World Cosplay Summit, uma das maiores competições mundiais de cosplay. Haverá ainda o maior feirão de quadrinhos do Nordeste, que tem em seu acervo mais de 50 mil títulos. Entre os convidados, estão youtubers brasileiros, como Everzon Zoio e Muca Muriçoca, os dubladores Isabel de Sá e Márcio Araújo, vozes de Jessie e James em Pokémon, e o ator e lutador de artes marciais Steve Cardenas, que fez parte do elenco de Power Rangers.

 

SERVIÇO

 

Sana Fest 2017

Quando: de hoje, 20, até domingo, 22, de 10h às 22 horas

Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quanto: sexta - R$35 (meia); sábado e domingo - R$40 (meia)

Outras informações: 99200 4086

Programação completa: facebook.com/SanaFCNB

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS