VERSÃO IMPRESSA

Mona Gadelha canta Petrúcio Maia no Espaço O POVO

Ao lado do guitarrista Cristiano Pinho, a cantora revisita a obra do cearense, que em 2017 completaria 70 anos

01:30 | 20/01/2017
[FOTO1]

Teresa Monteiro

teresamonteiro@opovo.com.br

 

O projeto Corda & Voz, do Espaço O POVO de Cultura & Arte, recebe a cantora e compositora cearense Mona Gadelha para apresentação hoje, 20, às 19 horas. Na companhia do guitarrista Cristiano Pinho, o repertório prioriza as composições de Petrúcio Maia (1947-1994), que em 2017 completaria 70 anos. A entrada é franca.


A ideia do show, porém, não vem de hoje. “Em 2011, eu gravei um CD chamado Praia Lírica, que presta um tributo à canção cearense dos anos 1970. Ele teve uma repercussão muito boa, até porque foi uma forma de retornar a esse repertório tão importante, que é do Pessoal do Ceará, e não necessariamente do movimento, mas nomes como Brandão, Belchior, Fagner, Ednardo, Augusto Pontes etc”, relembra Mona, que viu nas canções de Petrúcio um desafio e tanto.


Afeto e admiração pontuaram a escolha do repertório, que reúne cerca de dez canções do cearense. “Sempre estive próxima da obra dele. Petrúcio foi uma pessoa muito importante, um cara aberto aos novos e gostava muito do fato de eu fazer blues... Pra mim, ele se compara a um Tom Jobim, pela sofisticação dada à harmonia e à quantidade de parceiros”.

[QUOTE1]

A vinda de Cristiano Pinho à formação do show somou-se à própria característica de Mona. “Ele é um músico genial, contemporâneo e chegou a tocar na minha banda - na época, chamada Emoções Perigosas. Então, tudo fluiu. Procurei mergulhar numa linha que tivesse mais relação com o meu trabalho e, para a escolha das músicas, procurei dar um equilíbrio. Eles têm uns blues, umas melodias sempre surpreendentes em relação a umas nuances. O que torna isso muito instigante”.


Para além do show, que futuramente deve ser ampliado com a participação de outros intérpretes, Mona Gadelha encontra-se ainda em fase de elaboração de um perfil biográfico de Petrúcio Maia pelas Edições Demócrito Rocha (EDR), que tem lançamento previsto para abril, durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

 

SERVIÇO

 

Mona Gadelha canta Petrúcio Maia

Quando: hoje, 20, às 19 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (av. Aguanambi, 282 / sede do jornal O POVO – Joaquim Távora)
Entrada franca

Telefones: 3255 6037 / 6226

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS