Logo O POVO+
Diversão nas alturas
Vida & Arte

Diversão nas alturas

| Games | Com história imponente, Ace Combat retorna à elite dos jogos de videogame em sua sétima edição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jogo Ace Combat 7 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Jogo Ace Combat 7

Ace Combat é um clássico da era 32-bits dos videogames - em que Nintendo 64, Sega Saturno, Atari Jaguar e o todo poderoso Playstation disputavam o título de melhor console. O game surgiu como uma mistura arriscada, mas muito bem sucedida. Parte simulador, parte obra de ficção, trouxe em 1997 a experiência única de controlar aviões de combate em cenários virtuais fotorrealísticos com uma jogabilidade maleável, pouco realista, mas bastante divertida. Após um hiato de quase 12 anos em decorrência de alguns insucessos e lançamentos para portáteis, a Bandai Namco traz de volta o game para os consoles mais poderosos da geração com Ace Combat 7: Skies Unknown.

O game retorna com história imponente, com cerca de 25 horas de conteúdo em seu arco narrativo. Além de um bom enredo, este modo para um único jogador reúne uma quantidade boa e variada de tipos de missões diferentes, dentre elas, missões de resgate, perseguições, operações de defesa, de infiltração e até mesmo disputa em meio a cânions e corredores naturais sinuosos à lá Guerra nas Estrelas. Ademais, há um sistema de progressão, atrelado ao "modo história", que motiva o jogador a se envolver e a tentar arquitetar a melhor estratégia possível antes de cada missão que lhe é apresentada.

Um dos pontos fortes da franquia é sua jogabilidade fluida e divertida. O sistema automático de mira e a simplificação dos controles de um caça de combate fazem até um novato se sentir parte de um filme como Ases Indomáveis. Apesar disto, há a possibilidade de ajuste da complexidade dos controles, dando maior minúcia de movimentos e realismo aos entusiastas de aeronaves ou aos players que apreciam uma experiência mais hardcore.

No departamento de gráficos, Ace Combat 7 traz mapas vastos, com uma topografia detalhada, além artefatos bélicos, como tanques, porta-aviões e torres de artilharia muito bem renderizados e com uma qualidade fotorrealistica de direção de arte. Os aviões disponíveis no game seguem o modelo visual de aviões reais ou de projetos experimentais, ainda não lançados. O próprio cockpit (área interna) de cada aeronave é trazido de maneira realista, para aqueles que desejam a visão em primeira pessoa da ação presente no título.

Modos adicionais, como o multiplayer - que oferece combates para até 8 jogadores online - e o modo de realidade virtual do jogo não trazem a mesma profundidade e impressionam menos que os demais atrativos de Ace Combat 7, mas não fazem feio. Este último, que faz uso exclusivo do Playstation VR - sistema de realidade virtual à venda para donos de um Playstation 4 - oferece uma experiência incrível de imersão e visão 360º do interior de um caça em meio a missões customizadas do game, mas é menos lapidado e denso que o modo singleplayer tradicional do jogo.

Ace Combat 7: Skies Unknown está disponível para Xbox One, Playstation 4 e PC. O grupo de missões em realidade virtual é exclusivo para o Playstation VR, mas há rumores de que estará disponível para headsets de realidade virtual no PC futuramente.

Davi Rocha é produtor de conteúdo do canal Bacontástico

O que você achou desse conteúdo?