Logo O POVO+
As muitas vidas de Elton John
Vida & Arte

As muitas vidas de Elton John

| Rocketman| Depois de estrear com Bohemian Rapsody, o diretor Dexter Fletcher lança luz às recordações de Elton John em cinebiografia que estreia no fim de maio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Taron Egerton as Elton John in Rocketman from Paramount Pictures. (Foto: David Appleby)
Foto: David Appleby Taron Egerton as Elton John in Rocketman from Paramount Pictures.

Entre recordações e fantasias, Elton John conta sua história, e faz isso através do olhar do diretor Dexter Fletcher. Depois de salvar Bohemian Rapsody, vencedor de quatro Oscar e dois Globos de Ouro, o diretor britânico conta, agora, a história de outra lenda da música em Rocketman. 

Fletcher mergulhou na biografia sobre Freddie Mercury e do Queen no final de 2017, quando Bryan Singer - acusado de abuso sexual - foi demitido faltando duas semanas de filmagem. "Foi realmente uma coincidência", disse o diretor de 53 anos. "Trabalhei em Bohemian Rhapsody alguns anos antes e essa versão não se encaixava", continuou o diretor, que foi contratado em 2013 para dirigir um primeiro projeto do filme, mas foi demitido por diferenças criativas um ano depois.

"Quando me pediram para assumir [o projeto], conhecia o material, conhecia bem", acrescentou. "Se as coisas tivessem ocorrido como deveriam ser, não teria me envolvido com Bohemian Rhapsody e estaria bem. Mas me envolvi e fiz o que deveria fazer; mas meu foco realmente foi sempre Rocketman". Apesar de Fletcher ter assumido boa parte do projeto, apareceu nos créditos como produtor executivo e não como diretor, cargo que ficou com Brian Singer pelas regras do sindicato.

Queen e Elton John sempre estiveram no repertório de Fletcher, que como ator é conhecido por seu trabalho com Guy Ritchie em Jogos, Trapaças e dois canos fumegantes. "Esta música foi o melhor dos anos 1970, dos 1980", indicou o diretor, que admitiu ter uma inclinação para "o material de Elton" e o emociona levar às telas esses grandes temas. "Quando surge essa grande canção que todo mundo conhece e ama, é uma grande experiência unificadora",

expressou.

"Em Rocketman temos grandes canções que reinterpretamos", com a voz de Taron Egerton (protagonista dos filmes da série Kingsman), e que dá vida ao jovem Reginald Kenneth Dwight, o nome de batismo do cantor britânico. Fletcher apresentou na semana passada Rocketman - que tem estreia mundial prevista para o dia 31 de maio - na CinemaCon, evento que reúne os estúdios, distribuidores e donos de salas de cinema

em Las Vegas.

A produção acompanha o início no piano do pequeno Reggie, sua recusa em tocar música de "gente morta", sua estreia no clube Troubadour de Los Angeles em 1970 e seus grandes shows com ingressos esgotados no Dodger Stadium, cinco anos depois. Clássicos como Your Song, Bennie and the Jets e Tiny Dancer estavam no trailer apresentado no evento, mas é certo que terá muitas outras canções.

Fletcher esclareceu que o filme "não é uma biografia oficial", mas uma copilação de "lembranças" do próprio cantor, vencedor de cinco prêmios Grammy, com mais de 300 milhões de discos vendidos e que no filme aparece como produtor executivo, assim como seu marido, o cineasta David Furnish. "Estamos dentro das recordações de Elton e as recordações são falíveis: as coisas se confundem um pouco", destacou o diretor. "Não estamos fechados, restritos aos fatos. Tivemos a liberdade da imaginação, que é muito mais importante para um filme. Foi muito libertador ter Elton como nosso narrador", destacou.

O cineasta garantiu que o filme não "disfarça" a homossexualidade de Elton John, como alguns críticos afirmam que aconteceu com a história de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody. "Sabemos que Elton é gay, sabemos que Freddie era gay", disse Fletcher, garantindo que o filme aborda "o primeiro amor de Elton", declarado abertamente homossexual em 1988. "Não há nada para ter vergonha".

A produção, que tem cenas de sexo explícitas, "é um musical censura R" ou restrito (proibido para menores de 16 anos), segundo o sistema de classificação americano, lembrou o diretor. "Elton expressou seus pensamentos, suas ideias, mas também foi muito generoso. Sabia que deveríamos fazer a nossa versão" do que considera ser uma "fantasia musical", mas também uma história de sobrevivência, informou Fletcher. "Tivemos muita liberdade, ele deu sua benção a Taren, nos deu sua benção e força para sermos honestos, para celebrar Elton e sua vida", completou. (Javier Tovar/ AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?