Logo O POVO+
O Caçador das Sombras Edu Falaschi volta a Fortaleza neste fim de semana
Vida & Arte

O Caçador das Sombras Edu Falaschi volta a Fortaleza neste fim de semana

Edu Falaschi celebra os 15 anos do disco "Temple of Shadows" com um grande time, no palco do Órbita Bar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O artista celebra os 15 anos de seu icônico Temple of Shadows.  (Foto: Pati Patah/Divulgação)
Foto: Pati Patah/Divulgação O artista celebra os 15 anos de seu icônico Temple of Shadows.

O ex-vocalista do Mitrium, Symbols, Almah, Angra e atualmente em carreira solo, Edu Falaschi, está em turnê pelo Nordeste comemorando os 15 anos do disco Temple of Shadows. Considerado um grande clássico na história do heavy metal no Brasil, o álbum marcou gerações e apresentou, à época, a banda Angra em seu auge. Para alguns, as músicas deste disco podem ser "canções desconhecidas", mas para os fãs de heavy metal, elas são nostálgicas.

O trocadilho faz menção a frase de Milton Nascimento na música Late Redemption, penúltima faixa do disco. Nela, Milton e Edu Falaschi fazem um dueto inesperado por muitos, na época, e que marcou uma geração. A música é só apenas uma faixa das várias que o disco engloba em seu tracklist, que também trouxe outras participações especiais como Hansi Kürsch (Blind Guardian), Kai Hansen (Gamma Ray/Helloween) e Sabine Edelsbacher (Edenbridge). Totalmente conceitual, o álbum conta a história fictícia de um cavaleiro conhecido como "O Caçador das Sombras", que uniu-se ao exército do Papa para participar da Primeira Cruzada entre os anos de 1095 até 1099. Um álbum ser conceitual define que todas as suas músicas, de alguma forma, se conectam. Durante a saga do personagem, ele passa por conflitos que o levam a refletir sobre a guerra santa, colocando sua devoção à prova.

O soldado cai ferido em batalha pela reconquista de Jerusalém, mas é socorrido por uma família muçulmana. A partir daí, o soldado começa a questionar os motivos de sua jornada e imerge em um processo de redescobrimento pessoal, uma vez que ele já tinha uma vida mas que lhe foi afetada por causas da guerra. As músicas do disco relatam todas as etapas da jornada do personagem e conversam com o headbanger que, por si só, é uma pessoa antenada nessas questões. O heavy metal possui esta característica de juntar diferentes manifestações artísticas e colocá-las na sua própria panela. Teatro, literatura, história, poesia, imaginação, defesa da liberdade e a própria música são alguns dos ingredientes base do gênero.

Esta riqueza comprova a boa reputação e aceitação do álbum, mesmo que, na época, não tenha recebido os devidos créditos. E agora, 15 anos depois, o vocalista que gravou e compôs letras no disco vem à Fortaleza tocá-lo na íntegra. "O disco é um grande marco na carreira do Angra. Foi um disco que colocou a banda em um patamar acima do que a gente estava na época e nos proporcionou muitos prêmios", comenta Edu Falaschi.

A ocasião é bem especial e, para o show em São Paulo no dia 5 de maio, o maestro João Carlos Martins será um dos convidados a levar sua orquestra para reforçar a noite. O guitarrista alemão Kai Hansen será outro convidado da noite, ao lado de Sabine Edelsbacher do Edenbridge, pois ambos participaram da gravação do disco na época. O show em São Paulo será usado para gravar o DVD da turnê Temple of Shadows in Concert. "A gravação do DVD vai ser um presente para os fãs que esperaram tanto tempo por ter um material desses, já que na época nós não conseguimos lançar nada parecido" comenta Edu.

Edu Falaschi conta na banda com alguns ex-membros do Angra como Fabio Laguna e Aquiles Priester, sendo Aquiles o baterista que também gravou no disco. A banda é completada com Diogo Mafra, Roberto Barros e Raphael Dafras. Toda a trajetória do "Caçador das Sombras" será contada por Edu Falaschi nesta sexta-feira, no Órbita Bar a partir das 21h.

 

Edu Falaschi - Temple of Shadows in Concert

Quando: sexta, 12, a partir das 21 horas

Onde: Órbita Bar (rua Dragão do Mar, 207

Quanto: R$ 90 (meia social).

Pontos de venda: Lojas Clikks, Planet Cd's e Jazigo loja e Distro.

Vendas Online: www.sympla.com.br

Há promoção de compre 1 ingresso, leve dois.

O que você achou desse conteúdo?