Logo O POVO+
Sergio Mamberti volta a Fortaleza com o clássico "Visitando o Sr. Green"
Vida & Arte

Sergio Mamberti volta a Fortaleza com o clássico "Visitando o Sr. Green"

Perto de completar oito décadas de vida, Sergio Mamberti retorna a Fortaleza com o clássico Visitando o Sr. Green, espetáculo sobre tabus, religião e outras provocações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Visitando Sr. Green (Foto: Alan Catan/ Divulgação)
Foto: Alan Catan/ Divulgação Visitando Sr. Green

Reconhecido por ter vivido personagens memoráveis da dramaturgia nacional e estrangeira - no teatro, na televisão e no cinema, Sérgio Mamberti é um ator incansável. Às vésperas de completar 80 anos de vida, ele volta a se apresentar no palco do Teatro RioMar Fortaleza no próximo sábado, 13, às 21 horas. Acompanhado de Ricardo Gelli, ele traz a montagem Visitando o Senhor Green, que reflete sobre a intolerância, conflito entre gerações e outros tabus atuais.

"Me apaixonei pelo texto desde a primeira vez. Já são quatro anos fazendo essa peça que tem uma resposta maravilhosa do público e da crítica", comenta Sérgio. Com direção de Cássio Scapin, o espetáculo retrata, a partir de um acidente de trânsito ocorrido nas ruas de Nova York, a aproximação entre Sr. Green e o jovem Gardner que, ao ser condenado pelo quase atropelamento de Green, precisa prestar serviço comunitário à vítima durante alguns meses. A narrativa da peça, uma das mais produzidas em todo o mundo, explora as tensões e situações humoradas vividas por duas pessoas de gerações e convicções distintas que têm de lidar com o mal-estar de ter que compartilhar o mesmo apartamento, ainda que por pouco tempo. "É uma peça com uma grande dimensão humana. Fala de temas muito pertinentes não somente da época em que o texto foi escrito, mas que se tornaram ainda mais presentes na nossa convivência diária. A aceitação da diferença é um tema importantíssimo, e o teatro cumpre esse papel de aproximação", avalia Mamberti. À medida em que avança, a montagem torna-se um drama envolvente e emocionante, enquanto muitos segredos vão sendo revelados e antigas feridas pessoais são reabertas.

Toda a trama se passa no velho apartamento de Sr. Green, onde tudo parece lembrar os anos 1950. Pouco a pouco, a personalidade de cada um é evidenciada, fazendo com que suas realizações e suas frustrações terminem por constituir a trama central da peça por meio da riqueza da narrativa e dos instigantes diálogos. "O público vai ter oportunidade de ver uma peça muito bem escrita com temas muito contundentes. É uma comédia para rir, mas também para refletir sobre si mesmo e se emocionar", adianta Sérgio Mamberti, que veio a Fortaleza em janeiro último com a peça Um panorama visto da ponte ao lado de Rodrigo Lombardi.

Originalmente montada por Jeff Baron, teatrólogo norte-americano, a peça já foi representada em mais de vinte países e passou por pelo menos duas centenas de produções em todo o mundo. Sua primeira apresentação ocorreu em 1996, nos EUA, e, em 2000,a montagem estreou no Brasil. À época, ela levou para os palcos o ator Paulo Autran, falecido em 2007, no papel principal do solitário judeu ortodoxo Sr. Green e Dan Stulbach como o jovem Ross Gardiner - atuações que, desde 2015, passaram a ser feitas por Sérgio Mamberti e Ricardo Gelli, respectivamente. Há quatro anos, a direção da peça é assinada por Cassio Scapin, que trabalhou junto com Mamberti no Castelo Rá-tim-bum, da TV Cultura.

Premiado dramaturgo americano, Jeff Baron aborda, em seu texto, o relacionamento humano, a estupidez dos preconceitos e a importância da empatia entre as pessoas. Nesta nova direção, a peça adotou novos recursos como trilha sonora e elementos cênicos, mas buscou manter o mesmo contexto histórico e atualizar as discussões. "Fizemos uma versão mais moderna, com uma nova leitura a partir da questão da intolerância. Para os tempos atuais, a tolerância não basta, mas é necessária a aceitação.

Com quase 60 anos de carreira, a atuação política de Sérgio Mamberti evidencia o exemplo de quem defende a cultura como resposta para tempos incertos. Carregando consigo a militância de políticas culturais e a experiência de 12 anos de atuação no recém-extinto Ministério da Cultura, ele enxerga o teatro como forma de enfrentamento. "É um governo de diálogo muito difícil com os produtores de cultura. Em tempos em que a cultura permanece tão desprivilegiada, é importante que o teatro se faça presente e forte", finaliza.

 

Visitando Sr. Green

Quando: Sábado, 13,
às 21 horas

Onde: Teatro RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1.500 - piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza - Papicu)

Quanto: de R$100 a R$140

Informações: 3066-2000

O que você achou desse conteúdo?