Logo O POVO+
A mesma tela, muitos olhares
Vida & Arte

A mesma tela, muitos olhares

|Exposição | Pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e bordados compõem mostra de releituras da Mona Lisa de Leonardo da Vinci
Edição Impressa
Tipo Notícia
Exposição vai até o dia 17 de abril  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Exposição vai até o dia 17 de abril

Mona Lisa pintada pelo italiano Leonardo da Vinci entre os anos 1503 e 1506 se tornou, ao longo dos séculos, um dos retratos mais intrigantes da história da arte ocidental. Uma coleção de releituras desta pintura icônica compõe a exposição Novos Olhares para Monalisa, que tem abertura oficial marcada para a manhã deste sábado, 23, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc).

A mostra é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), e vem sendo apresentada desde 2015 em Fortaleza e outras cidades do interior do Ceará. A exposição parte de uma coleção de releituras a partir da tela, oriundas do acervo pessoal da médica Veridiana Brasileiro, que mantém a coleção há 10 anos feita com recursos pessoais.

Dividida em quatro segmentos, a mostra apresenta 143 releituras da coleção. Novos Olhares Para Monalisa Em Gravura é uma das salas que apresenta obras em xilo e linoleogravura (semelhante à xilogravura, feita em placas de linóleo), dentre outras técnicas. A exposição também dialoga com a arte cearense por meio de obras de artistas locais como Estrigas, Zé Tarcísio e Francisco de Almeida. "Além da riqueza cultural, as esculturas e modelagens são uma mostra significativa de quase todos os materiais possíveis para executar esta arte", analisa Andréa Dall'Olio Hiluy, curadora da exposição.

A exposição permanece em cartaz até o dia 17 de abril e marca também o ano de aniversário de 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. "Nesta multiplicidade dentro da temática única, o visitante entra em contato com um mundo de estilos e técnicas que certamente lhe trará encanto pela riqueza e beleza cultural, com valor didático e educativo", finaliza Andréa.

 

O que você achou desse conteúdo?