Logo O POVO+
Três caras de humor
Vida & Arte

Três caras de humor

| Humor | Com estreia prevista para abril, no Multishow, e elenco formado totalmente por artistas nordestinos, série Os Roni reúne Whindersson Nunes, Tirullipa e Carlinhos Maia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Whindersson Nunes, Tirullipa e Carlinhos Maia são os protagonistas da nova atração do Multishow (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Whindersson Nunes, Tirullipa e Carlinhos Maia são os protagonistas da nova atração do Multishow

Foi-se o tempo em que, para se tornar conhecido do grande público, um humorista precisava galgar um espaço na televisão, em programas de comédia ou participações em grandes atrações de auditório. Hoje, por meio de canais de vídeo na internet, a jovem geração do humor já estabeleceu sua carreira e consolidou sua base de milhões de fãs por todo o Brasil.

A TV, no entanto, não é carta fora do baralho para eles, apesar de não ter sido a primeira opção. Foi só depois de fazer sucesso no YouTube, em peças de stand-up e em comédias no cinema, que Whindersson Nunes teve a ideia de participar, pela primeira vez, de uma série na televisão.

O projeto ganhou o título de Os Roni e tem estreia prevista para 11 de abril no canal pago Multishow. Vai contar a história de três irmãos nordestinos que chegam a São Paulo para tentar a vida como repentistas. Ao lado do piauiense Whindersson, que vive o caçula Roniclayson, estão seus colegas, e também nordestinos, Tirullipa e Carlinhos Maia, que interpretam Ronivaldo e Roniwelinton.

"A gente não dispensa a ajuda que a televisão dá quando temos um novo trabalho para lançar, por exemplo", analisa Whindersson. "Temos que nos agarrar a tudo que pudermos", diz Tirullipa. "Estamos agora levando a internet para a TV".

Em formato de sitcom, a série vai misturar elementos e apresentar, também, a cada episódio, sessões de comédia stand-up estreladas pelos três. A estrutura cenográfica permite que, entre cada um dos atos, um dos humoristas se apresente ao público, enquanto, ao fundo, os cenários são trocados. "São três atos, cada um com um stand-up para introduzir", explica Whindersson. "Dessa forma não fica cansativo".

Apesar de contar com algumas gravações externas, que geralmente serão exibidas no início dos episódios para mostrar os três irmãos apresentando seu show de repente em locais como a Praça da Sé ou a Avenida Paulista, Os Roni terá apenas três cenários - a casa dos irmãos em Itaquera, a casa do cunhado nos Jardins e ainda a portaria do prédio, onde estará, sempre, o porteiro, vivido pelo humorista Falcão.

Não só os personagens como todo o elenco principal de Os Roni é de nordestinos. "Foi proposital. Quando a gente teve a ideia, quis que nordestinos interpretassem nordestinos", afirma Whindersson. "Sempre vimos pessoas de outros lugares vivendo nordestinos na TV. Sentia falta de ver nordestinos de verdade".

Na série, Ilva Niño, pernambucana, vive a avó dos meninos, que se muda para São Paulo junto com eles. Ela, no entanto, vai viver na casa da irmã deles, Conceição, papel da atriz potiguar Titina Medeiros.

Conceição mora nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, com o marido Mario Alberto, o cirurgião plástico das celebridades, o único dos personagens que não é nordestino na série, vivido pelo único ator do elenco que não é nordestino, Oscar Magrini. Mario Alberto não deixa os três Roni irem morar em sua casa, mas permite que eles passem por lá todos os dias para pedir a bênção da avó.

"A avó é quem salva eles, faz esse trato para todos os dias eles irem comer lá na casa dos ricos", explica Tirullipa. "Mesmo as coisas não dando certo para eles, o nosso astral é sempre alegre", diz Whindersson.

Foi a primeira experiência dos três protagonistas atuando numa série de TV. Para isso, foram mais de seis meses de preparação, e ainda três de gravação num estúdio em São Paulo. "Adiantou muito? Não adiantou muito, a gente faz as coisas da nossa cabeça, mas já melhorou um bocado", brinca Tirullipa, que admite que muitas vezes os três se empolgavam no improviso, e acabavam não deixando as "deixas", no texto, para os colegas atores.

"Aprendemos muito com os atores", confessa Whindersson. "Eles deram muitos toques para a gente, principalmente na questão do texto e de posicionamento para as câmeras".

O humor brasileiro sempre esteve muito ancorado em fazer brincadeiras com minorias e grupos específicos. Mas, para Whindersson, é algo que está mudando com a nova geração. "O humor sempre ofendeu. Hoje a gente tenta evitar algumas piadas ou algumas palavras, não por medo de pegarem no pé, mas por uma desconstrução nossa mesmo, por achar que não tem necessidade".

Para Tirullipa, a ideia da série é fazer um humor leve, que seja aceito por todos os públicos e pessoas de todas as idades. "O humor é muito ingênuo, para todos os públicos, para a família. Somos três crianças na série".

Os Roni terá exibição diária, de segunda a sexta-feira, no Multishow, num horário ainda a ser confirmado. O número total de episódios da primeira temporada deve ser também confirmado em breve.

O programa tem direção de César Rodrigues e produção da Formata. A atriz Karla Karenina e a youtuber Gessica Kayane, a Gkay, também estão no elenco. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?